Já passou por uma padaria japonesa apenas para ficar boquiaberto com a precisão e o artesanato colocados nessas pequenas guloseimas perfeitas? Bem, felizmente, nem todas as sobremesas japonesas exigem tal habilidade. Hoje, mostraremos como fazer um doce japonês simples, mas delicioso, chamado Manjū (Manjuu; Manju). Vamos prepará-los com matcha em pó e transformá-los em uma guloseima energizante.
Manju é um pãozinho macio e cozido no vapor, recheado com pasta doce de feijão vermelho. Parece uma pedrinha de tamanho médio: plana na parte inferior e redonda na parte superior. Nem todos os pãezinhos manju são iguais. Algumas pessoas os fazem com farinha de arroz, outros com farinha de trigo ou trigo sarraceno. Algumas receitas usam ovos e outras não. O que as receitas tradicionais têm em comum é anko- uma pasta de feijão vermelho e açúcar.
Como de costume, pensamos em tornar a receita mais saudável e amiga da dieta. Então nosso Manju vai ser sem ovos, veganoe feito sem açúcares refinados. Se você quiser torná-los sem glúten, pode pegar emprestada a massa de nossa receita de cascas de cannoli sem glúten e substituir o cacau em pó por matcha.
Para fazer matcha manju sem açúcar, nós mesmos faremos a pasta de feijão vermelho. Usaremos pasta de tâmaras em vez de açúcar branco. Você pode fazer usando o tradicional feijões Adzuki ou o feijão vermelho mais comum. Nas instruções abaixo, explicaremos como fazer isso com feijão cru ou enlatado. Usar feijão enlatado é mais rápido.
As tâmaras são naturalmente doces e têm índice glicêmico médio-baixo e carga glicêmica. Como não usamos muitas tâmaras, até quem tem diabetes pode comer um punhado desses pães de manju por dia sem preocupação[1]. Portanto, esses manju são perfeitamente adequados para pessoas em dieta.
No geral, a mistura de proteínas e matcha e a ausência de açúcares refinados fazem do nosso manju um lanche saudável e energizante. Um único pão é rico com as propriedades estimulantes do chá verde, tem zero gorduras e apenas 6% RDI de açúcar. Além disso, esta pode ser a sua incursão no belo mundo da confeitaria japonesa! Por enquanto, divirta-se seguindo nossa receita abaixo e saboreie nossos pãezinhos manju sem açúcar.
perguntas frequentes
Que tipo de recheio você pode usar no manju?
O recheio tradicional de manju é uma pasta de feijão vermelho, também conhecida como pasta de feijão adzuki ou anko no Japão. É claro que existem outras geléias e pastas que você pode usar para rechear seu manju. Os populares incluem:
Você também pode usar qualquer geléia de sua preferência, como morango! Matcha e morango combinariam muito bem. Aqui estão algumas das nossas receitas de geléia sem açúcar que você pode usar como recheio para esses pãezinhos manju:
Como fazer manju sem açúcar?
Fazer manju sem açúcar é simples. Você só precisa fazer ou usar um recheio sem açúcar.
Na receita acima, fizemos nossa pasta de anko com tâmaras em vez de açúcar. O uso de tâmaras reduziu a quantidade total de açúcares na receita em mais de 30%. Além disso, os açúcares das tâmaras são muito mais seguros do que os do açúcar branco puro, porque as tâmaras são ricas em fibras dietéticas. Como você provavelmente já nos ouviu dizer antes, as fibras ajudam a prevenir o aumento dos níveis de açúcar no sangue, retardando a digestão.
Se quiser usar outros recheios, certifique-se de optar pelos sem açúcar. Na seção de perguntas frequentes acima, fornecemos uma lista de algumas de nossas deliciosas geleias sem açúcar. Confira!
Como posso fazer manju sem um vaporizador?
Não tem um vaporizador? Não deixe que isso te pare! Em nossa receita de momos veganos, explicamos como fazer um vaporizador DIY usando utensílios comuns de cozinha.
Aqui está como você faz isso:
-
Coloque um copo dentro de uma panela funda. O copo deve ser mais curto que o pote.
-
Encha a panela com água suficiente para cobrir três quartos do copo.
-
Coloque um prato no copo. O prato deve ser menor que a panela para que o vapor possa fluir livremente. Se você tiver algo parecido com um prato com furos, use-o.
-
Pegue uma tampa que combine com a panela e forre-a com uma toalha.
-
Leve a água para ferver, coloque os pãezinhos manju no prato e tampe.
-
Certifique-se de que a toalha não está em contato com nada inflamável.
Posso assar manju?
Na maioria das receitas, o manju é cozido no vapor, como um bolinho de massa. Mas alguns assam também. A diferença entre as duas técnicas de cozimento é a consistência final da confecção.
O manju cozido no vapor é macio e pegajoso, enquanto o manju assado é mais parecido com biscoitos crocantes com recheio.
Qual é a diferença entre manju e mochi?
Mochi e manju são muito parecidos. A principal diferença é que enquanto os bolinhos de manju podem ser feitos com várias farinhas (arroz, trigo ou trigo sarraceno), o mochi é sempre feito com mochigomeum tipo de arroz glutinoso de grão curto.