Yaki onigiri são a versão grelhada dos clássicos bolinhos de arroz japoneses. Crocantes por fora e macios por dentro, são a melhor comida reconfortante, perfeita como um lanche ou complemento para lancheira. Eles são super fáceis de fazer em casa com nossa receita passo a passo – então vamos mostrar como!
A palavra yaki (焼き) significa “grelhar” ou “fritar” em japonês, enquanto onigiri (おにぎり) significa “arroz prensado”.
Enquanto os onigiri básicos são bolas de arroz cozido em formato triangular, os onigiri yaki passam por uma segunda etapa de cozimento: grelhar ou fritar.
Tradicionalmente, os yaki onigiri são cozidos em uma grelha a carvão, o que torna os bolinhos de arroz defumados e crocantes. Eles são deliciosamente carbonizados por fora, mas macios e úmidos por dentro. Uma verdadeira delícia!
Mas para uma receita mais simples, basta fritar os bolinhos de yaki em uma frigideira até que o arroz fique dourado e crocante. As panelas de ferro fundido darão os melhores resultados, mas uma boa e velha frigideira antiaderente também fará o trabalho, então não se preocupe!
Enquanto os onigiri clássicos costumam ser recheados com recheios salgados, os onigiri yaki geralmente são simples. Isso significa que eles são feitos sem recheios, apenas arroz cozido prensado em uma bola.
Desta forma, você pode se concentrar no sabor maravilhosamente caramelizado do arroz frito.
Mas como gostamos tanto de rechear nossos bolinhos de arroz japoneses, fizemos esses yaki onigiri com um delicioso recheio de cogumelos teriyaki. É rápido e fácil, e seus bolinhos de arroz ficarão ainda mais saborosos!
Outra coisa que diferencia as bolas de yaki dos onigiri tradicionais é o molho de cobertura. Ao grelhar, o yaki onigiri geralmente é pincelado com molho de soja para dar um sabor extra.
Além do molho de soja, outros molhos de yaki onigiri incluem pasta de missô, molho de missô doce ou uma combinação de molho de missô/soja e manteiga derretida. Você pode dar uma chance a eles, se quiser!
Nesta receita, usamos molho sem glúten e sem manteiga para manter o yaki onigiri vegano e sem glúten. Além disso, enquanto algumas receitas fritam o onigiri na manteiga, optamos pelo óleo vegetal.
Nas etapas abaixo, mostraremos como cozinhar o arroz de sushi do zero, moldá-lo em bolas de onigiri e cozinhá-las até ficarem perfeitamente crocantes.
Também compartilharemos dicas e truques extras sobre como evitar que as bolas de yaki se desfaçam durante a fritura.
Essas bolas de arroz crocantes ficam melhores quando bem quentes, mas você também pode comê-las frias. Eles são perfeitos como um lanche saboroso em casa ou em movimento.
Yaki onigiri também são uma ótima alternativa para uma tigela de arroz no almoço ou jantar, combinado com esta sopa de missô caseira vegana ou sopa de milho japonesa sedosa.
E você também pode usá-los como base para japonês ochazukeseguindo nossas dicas abaixo!