Parte das tradições culinárias indonésias, o nasi goreng é um delicioso e farto prato frito, geralmente servido com frango, frutos do mar e ovos.
Como aqui no Foodaciously queremos que todos desfrutem da comida que amam sem compromisso, decidimos experimentar uma versão à base de plantas deste prato de arroz que ainda embala muitas proteínas. Então, hoje, mostraremos como fazer nasi goreng vegano com edamame e amendoim.
Para este refogado asiático, fritamos alho e gengibre com pimenta e adicionamos repolho, cogumelos, edamame e arroz integral. Em seguida, misturamos o molho de soja e cobrimos tudo com amendoim crocante.
A principal característica do prato clássico é a kecap manis, um molho de soja adocicado que confere ao arroz um sabor único. Para substituir este ingrediente, caramelizamos as cebolas e combinamos o molho de soja com baixo teor de sal com xarope de bordo. Resultado garantido!
Embora tenhamos trocado produtos de origem animal por vegetais, uma tigela desse arroz frito ainda fornece muitas proteínas, fazendo um refeição vegana bem balanceada. Feijão edamame, arroz integral e amendoim são ótimas fontes desse precioso nutriente.
Cada tigela vem em apenas 500 calorias e fornece 40% do seu RDI para fibras e 45% do seu RDI para proteínas. Portanto, faça uma grande quantidade dessa refeição nutritiva e saudável e leve-a para o almoço do dia seguinte.
perguntas frequentes
O clássico nasi goreng é vegano?
Na receita tradicional indonésia, o arroz frito é acompanhado de frango, camarão ou ovos, tornando este prato impróprio para quem segue uma dieta à base de vegetais.
Portanto, para tornar este prato de arroz vegano, trocamos produtos de origem animal por feijão edamame e amendoim ricos em proteínas.
Combinar edamame com arroz integral e amendoim significa que você terá uma fonte de proteínas completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais de que você precisa todos os dias.
Como posso torná-lo ceto?
Esta refeição é nutricionalmente equilibrada e fornece menos de 20% de sua ingestão diária recomendada (RDI) para carboidratos. No entanto, por ser preparado com arroz, não é adequado para quem segue uma dieta cetogênica.
Para fazer uma variação com baixo teor de carboidratos desse refogado de vegetais, você pode substituir o arroz integral por arroz de couve-flor. Temos uma receita rápida e saborosa aqui para você.
Além disso, com base nos princípios de alto teor de gordura da dieta cetônica, você pode complementar este prato com amendoim extra ou manteiga de amendoim.
Este arroz frito é saudável?
Esta receita rápida de refogado é incrivelmente saudável, repleta de ingredientes nutritivos e bem balanceada para mantê-lo saciado por muito tempo.
Desde que você use apenas 1/2 colher de sopa de óleo de colza (60 calorias) por pessoa e não frite o arroz por muito tempo, este prato não engorda.
Usamos arroz integral que, ao contrário de sua contraparte branca refinada, é rico em fibras, que saciam, retardam a digestão e mantêm o açúcar no sangue sob controle.
Além disso, esta receita cobre dois de seus 5 por dia para frutas e vegetais, é pobre em gorduras saturadas e contém muitas proteínas vegetais.
Cada tigela tem 500 calorias e fornece quase 40% do seu RDI para fibras e 45% do seu RDI para proteínas.