Inspirada na clássica receita grega de manitaropita, esta deliciosa torta salgada combina uma crosta crocante de massa filo com um saboroso recheio de cogumelos. Sem laticínios e vegano, é a receita perfeita para preparar uma grande reunião familiar. Isso deixará todos felizes!
Manitaropita traduz literalmente em torta de cogumelo (μανιτάρι, manitári) (πίτα, píta). É uma receita tradicional que pertence à culinária macedônia no norte da Grécia. Como o nome diz, é uma torta de massa folhada recheada com cogumelos salteados e queijo feta esfarelado. Cebolas caramelizadas e ervas frescas como tomilho e hortelã complementam o prato com notas doces e perfumadas.
Na nossa sem queijo versão, mantivemos todos os ingredientes clássicos, mas trocamos o queijo feta por tofu firme. Tofu é rico em proteínas, com baixo teor de gordura e pode ser facilmente desintegrado como queijo feta, tornando-se o substituto vegano perfeito. Além disso, selamos rapidamente cubos de tofu com azeite, alho e temperos antes de adicioná-los aos cogumelos para dar um sabor extra.
A massa filo é um ingrediente versátil e, assim como a massa folhada, pode ser utilizada em receitas doces ou salgadas. Mas ao contrário da massa folhada, é naturalmente vegana e com baixo teor de gordura, preparada apenas com farinha e água. Para esta torta grega, mostraremos como sobrepor as folhas de massa filo e como dar um toque especial à torta. visual chique com babados.
O legal dessa receita é que você pode prepará-la com antecedência, o que é perfeito se você receber convidados. E se sobrar torta, é só guardar na geladeira e reaquecer no forno no dia seguinte. A massa ainda ficará bem crocante!
Uma grande fatia desta manitaropita vegana tem apenas 200 caloriasainda fornece 10g de proteínascobrindo mais de 20% RDI deste nutriente, e abrange dois dos seus cinco por dia. Incrível!