Sourdough está na moda agora, e por boas razões! Fazer pão em casa usando esse fermento vivo é uma das coisas mais satisfatórias que você pode fazer. Mas você sabia que pode usar fermento para mais do que apenas pão? Nesta receita, mostraremos como fazer e assar croissants de massa fermentada do zero.
Os croissants de fermento são muito mais saborosos do que os tradicionais e são particularmente adequados para recheios salgados, como queijo ou presunto. Se você gosta de alimentos doces e azedos, a geléia também fará maravilhas. Confira nossa seleção de receitas de geléias sem açúcar.
Fazer croissants é um pouco complicado, mas dividimos as instruções em etapas fáceis de seguir e bem detalhadas, então não tenha medo!
Em primeiro lugar, presumimos que você já tenha sua massa fermentada borbulhando em algum lugar da cozinha. Caso contrário, assista a este vídeo para aprender como fazer.
Fizemos algumas modificações na receita tradicional de croissants e a tornamos saudável e vegano:
-
Substituímos o fermento ativo por massa fermentada.
-
Substituímos a manteiga por um propagação de óleo; mais sobre isso abaixo.
-
Adicionamos farinha de trigo integral para obter fibras mais saudáveis.
Os croissants clássicos usam muita manteiga, por isso não são muito saudáveis e não são veganos. Mesmo as receitas veganas acabam usando ingredientes pouco saudáveis, como margarina, óleo de palma ou óleo de coco.
Para tornar nossos croissants sem laticínios, veganos e saudáveis, abandonamos todas as gorduras prejudiciais à saúde e adotamos um método usado pelos confeiteiros chineses: óleo vegetal para barrar. Ao misturar óleo vegetal com farinha, obtém-se uma pasta que lembra manteiga semi-derretida. Esta pasta dá-nos croissants crocantes e escamosos com uma fração das gorduras encontradas na massa clássica.
Vamos ver como nossos croissants de fermento veganos se comparam aos tradicionais. Um dos nossos pastéis tem metade das gorduras, dez vezes menos gorduras saturadas e três vezes mais fibras do que um croissant clássico. Incrível certo? Então o que estamos esperando? Vamos fazer isso juntos!