Você pensou que a batata-doce só combinava com a sua assadeira? Surpresa! Assim como as abóboras, esses tubérculos versáteis também são ótimos em assados. Hoje, mostraremos como uma torta de chocolate com batata-doce pode ser saborosa e saudável. esta receita é vegano, Não contém gluten, açúcar grátis, baixo teor de gordurae tem muitas fibras e proteínas.
A batata-doce é um vegetal amiláceo com um sabor muito sutil. Essas duas qualidades os tornam ideais para cremes e recheios com baixo teor de gordura e açúcar, porque:
-
seu sabor suave permite que os principais ingredientes da sua receita – como o chocolate – brilhem
-
ficam bem cremosos quando cozidos e amassados, mesmo sem o uso de leite ou manteiga
-
eles não têm gorduras e, embora tenham muito poucos açúcares, ainda têm sabor doce
Desculpe, dissemos que esta receita era saudável? nós quisemos dizer super saudável. Esta torta de chocolate contém sem manteiga ou qualquer outro produto lácteo, sem óleo, sem açúcares, e sem ovos. Em vez disso, é preenchido com ingredientes saudáveis, como nozes, aveia, tâmaras naturalmente doces e, claro, batata-doce e cacau em pó.
Também usamos um pouco de tofu sedoso, para uma cremosidade extra e um aumento de proteínas. Funcionou muito bem!
Quando olhamos para o perfil nutricional desta receita, não podemos deixar de rir sabendo que é uma sobremesa e não uma salada. Cada fatia contém:
-
apenas 7g de gorduras, que cobrem apenas 11% do seu RDI
-
metade dos açúcares em comparação com uma torta de chocolate clássica
-
impressionantes 5g de fibras que atendem a um quarto de sua necessidade diária desse nutriente
Esperamos que você goste desta torta de batata-doce com chocolate tanto quanto nós. Com as etapas fáceis abaixo, você levará apenas 90 minutos para fazer isso, incluindo o cozimento!
perguntas frequentes
O que posso usar no lugar do pó de araruta?
A araruta é um agente espessante que adiciona textura e estrutura, e você pode substituí-la por amido de milho ou fécula de batata.
Como alternativa, você pode usar farinha simples, mas precisará dobrar a quantidade, pois não é tão forte quanto os amidos.
Como você prepara o purê de batata-doce?
Para esta torta de pudim de chocolate, fizemos o purê amassando a batata-doce assada com um garfo. Você pode seguir nossa receita acima, onde explicamos como fazer passo a passo.
Outra maneira de prepará-la é ferver as batatas até ficarem macias e depois escorra-as antes de amassar.
Embora seja mais rápido do que assar no forno, esse processo faz com que o vegetal perca algumas de suas fibras e vitaminas na água quente. Portanto, preferimos assar as batatas para manter todos os seus preciosos nutrientes.
O que posso usar no lugar da linhaça?
As sementes de linhaça encharcadas se transformam em uma mistura densa e gelatinosa, perfeita para substituir os ovos em assados veganos, como esta torta de batata-doce.
Se você não os tiver em mãos, pode trocá-los por outros substitutos de ovos à base de plantas, como:
O que posso usar em vez de tofu sedoso?
Usamos tofu sedoso para substituir o chantilly no recheio da torta. Este fantástico produto de soja adiciona estrutura e textura ao creme de chocolate.
Você pode substituí-lo por aquafaba batida (veja nossa receita aqui para ver como fazer), iogurte espesso ou uma combinação de leite e amido.
Quanto tempo dura esta torta de pudim vegana? E posso congelar?
Você pode guardar a torta em um recipiente de vidro ou plástico hermético na geladeira por até três dias.
A crosta pode ficar um pouco encharcada quanto mais tempo você mantiver a torta refrigerada. Você pode aquecer rapidamente as fatias no forno antes de servi-las para recuperar um pouco da crocância.
Como alternativa, congele as fatias que sobraram e guarde-as por 4 semanas. A torta fica deliciosa mesmo quando congelada.