Hoje mostraremos como fazer um smoothie verde saudável com ingredientes que são frequentemente usados na culinária japonesa. Usaremos matcha, kiwi, pêra, espinafre e iogurte de soja.
Kiwis, embora tenham o nome do pássaro que não voa da Nova Zelândia, são na verdade uma fruta asiática nativa e frequentemente usada em pratos japoneses.[1]. Nós os amamos porque são naturalmente doces, têm um tom verde maravilhoso e trazem muitos benefícios para a saúde.[2].
Para manter os carboidratos sob controle, optamos por iogurte em vez de banana como base para nosso smoothie. E para manter a receita vegana, usamos iogurte de soja. Uma boa alternativa não vegana que dará a esta bebida um aumento ainda maior de proteínas é o iogurte grego.
Depois, há matcha. Nosso amado matcha. Nós adoramos isso sempre que podemos, e Marta escreveu um artigo muito aprofundado explicando os benefícios do matcha versus a cafeína do café.
Por fim, usamos pêra e espinafre. O espinafre é tão ridiculamente saudável que deveríamos comê-lo durante o sono. As peras são naturalmente doces e deliciosas. Ambos são muito apreciados no Japão, embora sua variedade de pêra (Nashi) seja um pouco diferente das ocidentais (Yonashi).
Junte todos esses ingredientes lindos para um copo de pura saúde crua. Aqui está um rápido resumo do perfil nutricional. Um copo deste smoothie lhe dará 177 calorias, 28% RDI de fibras, 18% RDI de proteínas, e apenas 8% RDI de carboidratos. Tão bom!
perguntas frequentes
Como usar pó de chá verde matcha em smoothies?
Adicionar matcha em pó aos smoothies é uma ótima maneira de dar a eles um forte impulso de energia. O Matcha é, afinal, um excelente estimulante, com propriedades muito melhores que o café. Mas como você adiciona o pó aos smoothies?
Você pode adicionar como está ou prepará-lo primeiro. O método que você usará dependerá dos ingredientes do seu smoothie.
Se o seu smoothie consistir em ingredientes “secos” e não suculentos, como espinafre, maçã ou pera, você precisará adicionar alguns líquidos para obter uma bebida cremosa. Você normalmente usaria alguma forma de leite aqui ou até mesmo água para um smoothie mais leve.
Em vez disso, o que você pode fazer é fazer chá matcha (ou matcha latte), resfriá-lo na geladeira e adicioná-lo ao smoothie. Preparar matcha é ótimo porque o calor ajudará o pó a liberar mais de suas propriedades benéficas.
Se a sua receita de smoothie usa ingredientes cremosos em vez disso (como banana ou iogurte), adicionar chá matcha ou latte provavelmente diluirá demais o smoothie. O que você pode fazer aqui é usar o pó como está – basta adicioná-lo ao liquidificador e bater muito bem.
Como remover pedaços de smoothies sem centrifugar?
Você recebe muitos pedaços em seu smoothie? Esse problema surge ao fazer smoothies com ingredientes secos e fibrosos, como peras ou espinafre. Se o seu liquidificador não for forte o suficiente, pode ser difícil fazer um smoothie cremoso e deixá-lo com muitos pedaços.
Em primeiro lugar, não há nada de errado com esses bits. Eles são a parte fibrosa dos vegetais e frutas e contêm a maioria dos nutrientes que são bons para você.
Mas se você quiser obter um smoothie mais cremoso sem comprar um liquidificador superpotente ou centrífuga, siga estas duas dicas simples:
-
Adicione mais líquidos ao seu smoothie. Os ingredientes secos podem ficar presos na lateral do liquidificador, dificultando o contato das lâminas. Com mais líquidos, os ingredientes fluem livremente e as lâminas podem fazer seu trabalho melhor
-
Você pode transforme qualquer smoothie em uma bebida clara e sem sabor, sem usar uma centrífuga. Tudo que você precisa é um gaze, mas qualquer pedaço fino de tecido serve. Despeje o smoothie na gaze e esprema o líquido transparente. Você obterá uma bela bebida clara, mas perderá todas as fibras boas. Não é bom! Para atenuar isso, pegue a polpa e coloque-a sobre uma assadeira. Leve ao forno em temperatura baixa até secar. Em seguida, adicione-o aos iogurtes como granola.
Que outros ingredientes posso usar para fazer um smoothie de estilo japonês?
Nossa receita de smoothie acima contém kiwis, peras, espinafre e matcha. Todos esses ingredientes estão presentes em muitas receitas japonesas e são um alimento básico no Japão. Você está desejando mais? Confira esta lista de alimentos que você pode usar para fazer um smoothie Nippon:
-
Cerejas sem caroço
-
Caqui (Caqui)
-
Laranja
-
kumquat
-
Melancia
-
Pêssego
-
Uvas
Confira nosso smoothie de melancia ou smoothie de uvas para se inspirar!