Vindaloo (ou Vindaloh) é um prato indiano básico famoso por ser ardente e picante. A receita tradicional é tipicamente à base de carne, mas hoje mostraremos como fazer um vindaloo vegano usando batata-doce e lentilhas vermelhas.
Embora aloo significa batata em hindi, não há batatas na receita original. O nome vindaloo vem do prato português “carne de vinha d’alhos”, que se traduz aproximadamente como “carne marinada em vinagre e alho”. Esta receita foi trazida pela primeira vez para a Índia por exploradores portugueses dos velhos tempos e depois transformada ao longo do tempo no caril picante que é hoje.
Para dar o nosso humilde contributo a este prato histórico, e para homenagear outros Aloo caril, substituímos a carne por batata-doce e tornamos esta receita vegana. Para recuperar as proteínas perdidas, adicionamos uma quantidade generosa de lentilhas vermelhas, que também contribuem para o aspecto ardente do curry.
Afinal, o que torna esta receita única não é a carne, mas a pasta picante. Com base na marinada de vinagre portuguesa original, a pasta vindaloo evoluiu para abranger muitas sementes e especiarias normalmente usadas em receitas indianas.
E assim você logo estará moendo cominho, cravo e outras sementes perfumadas, salpicando quantidades saudáveis de vinagre de maçã e adicionando sabor com pimentas ultra-picantes, açafrão e pó de grama masala.
O que sai é um caril cremoso com um sabor incrível, rico em fibras e vitaminas saudáveis e carregado com proteínas de origem vegetal. Sirva com uma tigela de arroz para um prato saudável e equilibrado. O melhor de tudo isso? Fica pronto em apenas 30 minutos!
perguntas frequentes
O que servir com vindaloo?
Para fazer uma refeição completa e equilibrada com este caril vindaloo, deve combiná-lo com um acompanhamento.
A escolha clássica seria Arroz basmati, e é isso que nós mesmos usamos. Para apimentar as coisas, você pode usar uma mistura de basmati e arroz selvagem. Outro favorito nosso é arroz de cogumelos. Faça-o fritando o arroz com cogumelos shitake desfiados.
Se você preferir mergulhar no vindaloo, pegue um pouco quente e perfumado pão naan. Alho naan é perfeito aqui. Recomendamos esta opção se você se sentir sobrecarregado com o curry ardente, pois o pão pode ajudar a simplificar as coisas.
Se você tiver sobras de vindaloo, mas não o suficiente para uma segunda rodada, pegue alguns crocantes poppadoms e regue-os com o curry restante, como faria com o chutney.
Você está procurando uma alternativa vegana e sem glúten? Confira nossa receita de pão sírio de quinoa.
Que outros vegetais posso usar em vez de batata-doce nesta receita?
Sempre que fazemos curries ou sopas vegetarianas, gostamos de escolher vegetais amiláceos. Com estes vegetais podemos ter um guisado espesso e cremoso sem recorrer a coisas como farinhas ou fécula de batata.
No topo da nossa lista de legumes adequados para ensopados cremosos, temos a batata-doce – que escolhemos para a nossa receita de vindaloo vegan. Batatas comuns também podem ser usadas como espessante, mas gostamos da variante vermelha porque é mais nutritiva.
Outra opção top é abóbora ou abóboraque compartilham muitas semelhanças com a batata-doce.
Se quiser usar outros vegetais sem amido, sugerimos que os combine com lentilhas vermelhas, que também são um excelente espessante de ensopados.
Já usamos lentilhas vermelhas em nossa receita de vindaloo vegana acima, então você só precisa substituir a batata-doce pelo seu vegetariano favorito e seguir a receita como está.
Aqui estão alguns outros vegetais que dariam um delicioso curry vindaloo:
Seja qual for a sua escolha, lembre-se de combinar este vindaloo picante com um acompanhamento para obter uma refeição equilibrada e completa. Aqui estão algumas ideias do que combina bem com vindaloo.
Quero vindaloo com uma mistura de carne e legumes. O que posso usar?
Se você não está pronto para abandonar o tradicional vindaloo à base de carne, mas também não quer desistir de vegetais saudáveis, mostraremos como alterar nossa receita para usar uma mistura de vegetais e carne.
Como você obterá proteínas da carne, você pode se livrar das lentilhas ou mantê-las para obter o máximo de proteína.
Frango combina bem com batata-doce e ainda oferece um vindaloo saudável, rico em proteínas, mas com poucas gorduras saturadas.
Se gosta de caril com um sabor mais forte, então cordeiro seria a nossa segunda melhor escolha para um vindaloo misto. Escolha um corte magro que também seja bom em ensopados, como perna de cordeiro em cubos.
Carne de porco também é uma opção, mas sugerimos que você use um corte com baixo teor de gordura para minimizar as gorduras não saudáveis, pois essa carne tem mais gorduras insaturadas do que a bovina ou o cordeiro [1].
Depois de selecionar seu corte de carne favorito, deixe-o marinar na pasta vindaloo que preparamos na primeira etapa por pelo menos 30 minutos. Em seguida, coloque-o na frigideira ao mesmo tempo que as lentilhas e cozinhe no nível desejado. Certifique-se de que o curry não seque no processo, adicionando mais líquidos conforme necessário.