Pesto é um delicioso molho para massas caseiras. É cremoso, saboroso e, se bem feito, saudável! Nesta receita, mostraremos como fazer macarrão saudável com pesto de espinafre e cogumelos.
Ao preparar o pesto de espinafres em vez do clássico pesto de manjericão, obtemos uma massa mais nutritiva, com todas as vantagens folato, vitamina C e antioxidantes que o espinafre proporciona. Também estamos trocando os pinhões por nozes. As nozes não são apenas uma incrível fonte vegetal de gorduras ômega-3mas também são mais baratos que os pinhões!
Finalmente, nos livramos do queijo parmesão usado na receita clássica para fazer nosso pesto vegano. Em vez disso, usamos levedura nutricional e fizemos esta receita livre de laticínios e 100% vegetal!
Você não precisa usar fermento nutricional se não o tiver, a massa ainda terá um sabor incrível. Mas esse substituto do queijo é bastante útil em uma dieta vegana, pois é carregado com vitaminas do complexo B, incluindo vitamina b12 que muitas vezes falta em refeições à base de plantas.
A levedura nutricional fortificada também é uma fonte de proteínas completas, o que significa que fornece todos os nove aminoácidos essenciais e os minerais ligam o zinco e o selênio [1].
Grande dica? Prepare uma grande quantidade deste glorioso pesto de espinafre e guarde-o na geladeira por até 5 dias. Você pode usá-lo novamente para massas ou tentar adicioná-lo a outros pratos, como wraps caseiros ou batatas assadas; as escolhas são infinitas!
perguntas frequentes
Que tipo de massa é melhor para macarrão pesto?
Gostamos de usar massa curta ao usar molho pesto. Nosso tipo favorito é rigatoni, Macarrão Penne, farfalleou conchiglie (massa que parece casca de lesma).
Se você é um tradicionalista, então ponha as mãos em alguns troféu.
Que cogumelos devo usar nesta receita?
Se puder, use porcini. Nada supera o porcini em receitas de macarrão!
Alternativamente, vá para cogumelos shitakeque têm uma consistência semelhante e um sabor fantástico.
Recentemente começamos a usar cogumelos ostra rei e se apaixonou por eles. Experimente se você gosta de uma consistência carnuda de frango.
Também adoramos usar uma mistura de “cogumelos silvestres”, para um prato divertido e cheio de surpresas.
Finalmente, você pode usar cogumelos “botão” de tampa branca ou castanha.
O pesto clássico é vegano?
O pesto clássico não é vegano, pois usa parmesão. Fizemos nosso pesto de espinafre sem laticínios e vegano, substituindo o queijo por levedura nutricional.
O que posso usar em vez de pinhões para fazer pesto?
Os pinhões são a escolha clássica para o pesto de manjericão. Eles têm um sabor delicado, mas peculiar, que se destaca de todas as outras nozes. Se você está fazendo pesto de espinafre e gostaria de ter um sabor o mais próximo possível do tradicional, use pinhões.
Em nossa receita, usamos nozes, por dois motivos:
As nozes são uma excelente escolha para o pesto de espinafre. O sabor do espinafre é mais forte que o do manjericão, então precisamos de uma noz com sabor mais forte. As nozes são perfeitas para isso, experimente!
Se pinhões e nozes não são o seu forte, então você pode usar castanha de caju ou nozes de macadâmia.
Posso usar espinafre congelado para este pesto?
Não recomendamos que você use espinafre congelado para fazer pesto. Tanto a receita clássica quanto a nossa receita de pesto de espinafre usam folhas verdes frescas.
O espinafre congelado libera muita água e deixaria o pesto muito líquido. Você teria que descongelar o espinafre e se livrar de todo o excesso de água antes de usá-lo. Além disso, o espinafre congelado tem um sabor ligeiramente diferente e menos nutrientes.
Para um melhor resultado, sugerimos que você use folhas de espinafre baby. Se você usar folhas maiores, certifique-se de remover o caule antes de bater, para obter uma pasta mais lisa.