Receita Vegana de Bolo Krantz (Babka)

Está vendo aquele lindo pão brioche rodopiante na foto acima? Você pode conhecê-lo como “babka” ou talvez como “bolo krantz”. Uma coisa é certa: é ultradelicioso e logo pode estar na sua barriga.

perguntas frequentes


Bolo Babka vs Krantz: são iguais?

Algumas pessoas chamam de babka, outras chamam de bolo krantz. Qual é a história por trás deste lindo pão em forma de chalá?

Este lindo assado tem sua origem no diáspora judaica.

Comunidades judaicas na Polônia e na Ucrânia desenvolveram esse tipo de pão durante o século XIX[1]. Lá, as pessoas chamavam de “babka”, que em polonês significa avó – não é tão doce assim.

Este tipo de pão trançado também é famoso em Jerusalém Ocidental, mas as pessoas lá o chamam de bolo Krantz (קראנץ) (עוגת).

Mistério resolvido! Dois nomes bacanas para a mesma sobremesa linda.

Como você redimensiona a base de massa retangular para caber na forma de pão?

Siga estas instruções para calcular o tamanho certo do seu retângulo de massa para que caiba na forma:

  1. Meça o lado comprido da forma de pão (por exemplo, 20 cm / 8 polegadas).

  2. Multiplique esse número por 1,5 (por exemplo, 20 cm x 1,5 = 30 cm ou 8 polegadas x 1,5 = 12 polegadas).

  3. Use esse número como referência para medir o lado maior do retângulo de massa (por exemplo, faça o retângulo de massa com 30 cm ou 12 polegadas de comprimento).

  4. Para calcular o lado menor do retângulo de massa, multiplique o comprimento por 0,7 (por exemplo, 30 cm x 0,7 = 21 cm ou 12 polegadas x 0,7 = 8,5 polegadas).

Claro, se a sua forma for o dobro da nossa, você também precisará dobrar a quantidade de ingredientes.

A babka tradicional é feita com chocolate?

Como aprendemos no breve excursus histórico acima, babka é de origem polonesa/ucraniana.

No século 19, o chocolate não era tão facilmente acessível e barato quanto agora. Portanto, a babka tradicional não era famosa pelo delicioso emaranhado de listras de chocolate.

Em vez disso, o recheio original consistia em geléia ou canela (Encyclopedia of Jewish Food, Gil Marks [2]). Portanto, a babka tradicional era mais semelhante a um rolo moderno de canela ou geléia.

A babka clássica é vegana?

A tradicional babka judaica não era vegana, mas estava bem próxima disso! Ao contrário das interpretações mais modernas da receita, a babka naquela época era pareve [3] (Um termo judaico que significa feito sem leite ou carne ou seus derivados estritos). No entanto, os ovos são permitidos na prática culinária pareve e foram de fato usados ​​na massa babka.

Então não, a babka tradicional não era vegana; embora fosse livre de laticínios. Hoje em dia, a maioria das receitas de babka que você encontra usa vegan, manteiga, ovos e açúcar.

Para uma variação totalmente vegana e sem açúcar, você pode conferir nossa receita acima.

Posso fazer babka sem manteiga?

Você pode, e você deve. Não é apenas mais saudável assim, mas é a maneira tradicional de fazer bolo krantz/babka [4].

A clássica babka judaica era pareve, o que significa que não continha laticínios. Em vez de manteiga, os padeiros babka originais usavam óleo, e emprestamos sua sabedoria em nossa receita acima.

Recetia