Está vendo aquele lindo pão brioche rodopiante na foto acima? Você pode conhecê-lo como “babka” ou talvez como “bolo krantz”. Uma coisa é certa: é ultradelicioso e logo pode estar na sua barriga.
Como muitas outras receitas tradicionais, a babka usa manteiga, ovos e bastante açúcar branco. Estamos mudando isso agora! Abaixo faremos um krantz saudável bolo que é açúcar grátis, sem ovos, livre de laticínios e vegano.
Mas primeiro, por que ela tem dois nomes? É bolo Krantz ou babka? Respondemos a isso depois da receita, na seção de perguntas frequentes.
Nossa missão na Foodaciously é criar receitas sem alérgenos, adequadas à dieta e perfeitamente saudáveis. Poucas coisas nos dão mais satisfação do que transformar uma receita nada saudável, mas deliciosa, em uma alternativa igualmente saborosa, mas muito mais nutritiva. Este bolo krantz de chocolate ficou fantástico: é esponjoso por dentro, ligeiramente crocante por fora e muito achocolatado. E tudo isso com metade dos açúcares, 30% menos gordurase três vezes menos gorduras saturadas do que outras babkas não veganas. Viva!
Nós o tornamos mais saudável usando chocolate amargo, tâmaras em vez de açúcar e óleo em vez de manteiga. As tâmaras têm o duplo benefício de substituir o açúcar e serem ricas em fibras. Conseguimos ainda mais fibras usando farinha integral.
A receita não é nada difícil. A parte “mais difícil” é a modelagem dos redemoinhos babka. Mas testamos um método simples e compartilhamos todos os detalhes abaixo. Você vai se divertir tanto fazendo isso quanto comendo, nós prometemos.
perguntas frequentes
Bolo Babka vs Krantz: são iguais?
Algumas pessoas chamam de babka, outras chamam de bolo krantz. Qual é a história por trás deste lindo pão em forma de chalá?
Este lindo assado tem sua origem no diáspora judaica.
Comunidades judaicas na Polônia e na Ucrânia desenvolveram esse tipo de pão durante o século XIX[1]. Lá, as pessoas chamavam de “babka”, que em polonês significa avó – não é tão doce assim.
Este tipo de pão trançado também é famoso em Jerusalém Ocidental, mas as pessoas lá o chamam de bolo Krantz (קראנץ) (עוגת).
Mistério resolvido! Dois nomes bacanas para a mesma sobremesa linda.
Como você redimensiona a base de massa retangular para caber na forma de pão?
Siga estas instruções para calcular o tamanho certo do seu retângulo de massa para que caiba na forma:
-
Meça o lado comprido da forma de pão (por exemplo, 20 cm / 8 polegadas).
-
Multiplique esse número por 1,5 (por exemplo, 20 cm x 1,5 = 30 cm ou 8 polegadas x 1,5 = 12 polegadas).
-
Use esse número como referência para medir o lado maior do retângulo de massa (por exemplo, faça o retângulo de massa com 30 cm ou 12 polegadas de comprimento).
-
Para calcular o lado menor do retângulo de massa, multiplique o comprimento por 0,7 (por exemplo, 30 cm x 0,7 = 21 cm ou 12 polegadas x 0,7 = 8,5 polegadas).
Claro, se a sua forma for o dobro da nossa, você também precisará dobrar a quantidade de ingredientes.
A babka tradicional é feita com chocolate?
Como aprendemos no breve excursus histórico acima, babka é de origem polonesa/ucraniana.
No século 19, o chocolate não era tão facilmente acessível e barato quanto agora. Portanto, a babka tradicional não era famosa pelo delicioso emaranhado de listras de chocolate.
Em vez disso, o recheio original consistia em geléia ou canela (Encyclopedia of Jewish Food, Gil Marks [2]). Portanto, a babka tradicional era mais semelhante a um rolo moderno de canela ou geléia.
A babka clássica é vegana?
A tradicional babka judaica não era vegana, mas estava bem próxima disso! Ao contrário das interpretações mais modernas da receita, a babka naquela época era pareve [3] (Um termo judaico que significa feito sem leite ou carne ou seus derivados estritos). No entanto, os ovos são permitidos na prática culinária pareve e foram de fato usados na massa babka.
Então não, a babka tradicional não era vegana; embora fosse livre de laticínios. Hoje em dia, a maioria das receitas de babka que você encontra usa vegan, manteiga, ovos e açúcar.
Para uma variação totalmente vegana e sem açúcar, você pode conferir nossa receita acima.
Posso fazer babka sem manteiga?
Você pode, e você deve. Não é apenas mais saudável assim, mas é a maneira tradicional de fazer bolo krantz/babka [4].
A clássica babka judaica era pareve, o que significa que não continha laticínios. Em vez de manteiga, os padeiros babka originais usavam óleo, e emprestamos sua sabedoria em nossa receita acima.