Se você gosta de sorvete tanto quanto de experimentar novos alimentos, seja bem-vindo! Mostraremos como fazer um Mango Malai Kulfi, um popular sorvete indiano. Mas ao contrário da receita tradicional, que utiliza gorduras animais e açúcares refinados, o nosso kulfi é ao mesmo tempo vegano e açúcar grátis.
Mas primeiro, o que é malai? E o que é kulfi?
Kulfi é uma sobremesa láctea congelada tradicional semelhante ao sorvete, mas mais densa e cremosa. A consistência do kulfi é semelhante à sorvete de creme.
Malai é um tipo de creme de leite de estilo indiano e é usado em receitas doces e salgadas, como bolinhos de kofta e kulfi.
Seguindo a tradição do sorvete indiano, polvilhamos nosso kulfi com pistache, para dar mais crocância e sabor. Se você está curioso, pode continuar lendo para saber como preparamos esta sobremesa ou pular direto para as etapas abaixo.
Para fazer malai vegano, substituímos o creme de leite e o leite condensado pela parte gordurosa do leite de coco. Além disso, usamos castanha de caju misturada, para adicionar ainda mais cremosidade sem introduzir gorduras saturadas em excesso.
O creme de coco tem alguns saturados. Mas a pesquisa científica nos diz que as gorduras saturadas do coco não são tão ruins quanto as dos produtos de origem animal e até têm alguns efeitos benéficos. [1](link).
Finalmente, nosso kulfi é 100% sem açúcar. Em vez de açúcar, usamos mangas bem maduras. É isso! Adoramos cozinhar sem usar açúcares refinados. Se você gosta de sorvetes sem açúcar, confira também nossa receita de sorvete de chocolate sem açúcar!
Então agora para o grande confronto: perfil nutricional. Comparado ao clássico mango kulfi, nossa versão tem quase metade das gorduras e gorduras saturadas, que vêm de fontes vegetais. Nosso kulfi também tem apenas 13% de seu RDI para açúcares e apenas 220 calorias por picolé.
Além disso, nossa receita é ainda mais rápida que a tradicional, pois não requer cozimento dos ingredientes: leva apenas 10 minutos de preparo. Siga nossos passos abaixo e aproveite esses pirulitos de manga veganos!
perguntas frequentes
O que posso usar no lugar da forma de pirulito?
Na clássica receita indiana, o sorvete é servido em formas de kulfi em forma de cone, mas você pode usar quase tudo para congelar o manga malai.
Por exemplo, usamos picolés de gelo simples, mas qualquer tipo de molde de picolé funcionará tão bem.
Como alternativa, você pode usar copos de papel, copos, forminhas de muffin ou potes de iogurte como caixinhas de sorvete caseiras.
Como última opção, basta despejar o kulfi de manga em uma lata que possa ser congelada ou recipiente de plástico e, quando estiver pronto para comer, despeje o sorvete em copos de servir.
Existem outras maneiras de fazer este sorvete sem açúcar?
Embora tanto o gelato italiano quanto o kulfi indiano incluam açúcar branco refinado em suas receitas, fizemos este pirulito de manga malai completamente sem açúcar.
As mangas maduras são naturalmente doces e também têm uma carga glicêmica (GL) muito baixa. Isso significa que essa fruta não aumentará seus níveis de glicose no sangue tanto quanto o açúcar branco, tornando esses picolés adequados para pessoas com diabetes ou que seguem uma dieta para perder peso.
No entanto, se você gosta de doces ou não conseguiu encontrar mangas maduras, pode adicionar adoçantes como:
-
Stevia ou eritritol – substitutos de açúcar sem calorias.
-
Tâmaras – mergulhe-as junto com as castanhas de caju e, em seguida, bata até formar uma pasta. Eles farão o picolé de manga parecer um pouco mais marrom, então você pode adicionar cacau em pó e transformá-lo em um sorvete de chocolate decadente.
-
Mel ou xarope de bordo – se forem muito densos, aqueça-os em uma panela antes de adicionar à mistura de sorvete de manga.
O que posso usar no lugar de castanha de caju e leite de coco?
Para esta receita de picolé vegano, usamos leite de coco enlatado em vez do creme de leite indiano, conhecido como malai, além de creme de caju em vez do ingrediente básico kulfi, leite condensado.
Para substituir o leite de coco, você pode usar iogurte, como iogurte de coco, ou tofu sedoso, para uma alternativa com baixo teor de gordura, pois ambos fornecem cremosidade.
Não recomendamos trocar as castanhas de caju por outras nozes, pois elas não se transformarão bem em um creme. Como as castanhas de caju têm um teor mais alto de gorduras saturadas e amido em comparação com outras, elas se misturam maravilhosamente em uma pasta lisa. Como uma alternativa melhor ao creme de caju, você pode optar por manteiga de amendoim, creme de coco puro (também conhecido como creme de coco em bloco) ou tofu sedoso.