Se a ideia de uma noite de sushi o deixa animado e você nunca diz não para experimentar novos makis de sushi, então alegre-se! Há toda uma família de rolos de arroz coreanos esperando por você, conhecidos como kimbab ou gimbab. Também estamos entusiasmados, pois hoje mostraremos como fazer kimbab vegano em casa.
Kimbab é coloquialmente referido como “sushi coreano” porque, assim como o sushi japonês maki, utiliza também uma base de arroz branco envolto em algas marinhas. Eles são um lanche delicioso e prático apreciado por pessoas ocupadas em movimento ou saboreados com gosto antes do prato principal.
Em teoria, sushi significa “feito com arroz avinagrado”, mas o kimbab não usa vinagre de arroz no processo. Como tal, chamar kimbab de “sushi” não é preciso, mas esclarece muito bem, então vamos nos ater a isso aqui. Em vez de vinagre, os rolos de arroz coreanos usam óleo de gergelim.
A outra grande diferença está nos ingredientes usados para rechear os rolinhos de arroz. Enquanto o sushi tradicional é famoso por usar peixe cru, o kimbab faz uso intenso de vegetais em conserva e ingredientes cozidos, como atum enlatado, carne grelhada ou até queijo.
Propomos uma saborosa alternativa às muitas receitas de kimbab. Nossa receita é vegana e usamos ingredientes comuns para que você possa preparar esses lanches pequenos mesmo sem uma mercearia coreana por perto. Recheamos nosso kimbab vegano com cenoura grelhada, pepino, rabanete e tempeh. Fácil certo?
Se você nunca tentou tempeh antes, pense nisso como tofu, apenas mais nutritivo e saboroso. A diferença é que o tofu vem do leite de soja, enquanto o tempeh é produto da soja fermentada.
Alimentos fermentados são incrivelmente saudáveis e nutritivos, e o tempeh não é uma exceção. Ao comparar seus valores nutricionais, o tempeh supera o tofu em todas as frentes, exceto no cálcio [1]. Além disso, o tempeh tem um sabor mais noz e mais proeminente do que o tofu. Esse sabor mais ousado ajuda a se destacar dos outros vegetais, tornando o tempeh a melhor escolha para nossa receita vegana.
Então você está pronto para fazer um kimbab caseiro? Prometemos que vai ser uma receita fácil e divertida. Vamos!
NOTA: Os ingredientes padrão rendem 16 rolinhos de arroz e uma porção consiste em quatro kibmap.
perguntas frequentes
Sushi e kimbab são iguais?
Embora o sushi japonês e o kimbab coreano pareçam semelhantes no início, há algumas diferenças nos ingredientes e no método usado para fazer os dois rolos de arroz.
A sua forma é semelhante, pois ambos são constituídos por arroz branco (arroz de sushi) envolvido em algas marinhas e recheado com diversos ingredientes.
A primeira diferença entre o sushi e o kimbab está no tempero do arroz. Depois de cozinhar e resfriar o arroz do sushi, o sushi japonês exige o uso de vinagre de arroz, enquanto o Kimbab usa óleo de gergelim.
A segunda diferença está no “recheio” usado nos dois rolos de arroz asiáticos. O sushi é famoso pelo seu delicado peixe cru que se desfaz na boca. Em vez disso, o Kimbab usa uma combinação de vegetais em conserva, carne e peixe grelhados, queijo ou até mesmo peixes enlatados como o atum. O resultado é um lanche mais acessível, repleto de sabores energéticos e diversificados.
Sushi vs Kimbab: qual é mais saudável?
Você pode estar se perguntando qual é o lanche mais saudável entre kimbab e sushi. Como ambos os rolos de arroz têm muitas variações, seria difícil fazer uma comparação geral. Para responder a essa pergunta candente, primeiro veremos os ingredientes que formam a base de ambos e depois compararemos os ingredientes usados no sushi maki tradicional com o kimbab mais comum.
Como dissemos acima, ambos os pratos usam algas e arroz branco, mas usam temperos diferentes.
O arroz branco não é o tipo de arroz mais saudável. Ainda é um alimento saudável e tem muitos bons usos em dietas, mas essa aparência de neve é o resultado de um processamento pesado que despojou o arroz de muitas fibras, vitaminas e minerais. O arroz integral seria a melhor escolha para sushi e kimbab mais saudáveis. Mas como ambas as receitas usam arroz branco pegajoso, até agora é um empate: Sushi 1 – Kimbab 1.
Ao contrário do arroz branco, a alga seca é rica em nutrientes. Rolos coreanos e de sushi o usam, embora o nori coreano seja chamado gim e é temperado com óleo de gergelim. Nori tem muitos antioxidantes e é rico em iodo, que desempenha um papel crítico no bom funcionamento da tireóide. Como o nori coreano adicionou óleo de gergelim, que é rico em gorduras saudáveis, o gim assume a liderança do nori comum. Sushi 1 – Kimbab 2.
A próxima pergunta a ser feita é: é mais saudável temperar o arroz com óleo de gergelim ou vinagre de arroz?
-
O óleo de gergelim é rico em gorduras saudáveis para o coração, carregado com poderosos antioxidantes sesamol e sesaminolque pesquisas mostram que podem proteger as células cardíacas de danos [2]. Além disso, pesquisas iniciais sobre o óleo de gergelim descobriram que ele possui fortes propriedades anti-inflamatórias. [3].
-
O vinagre de arroz é um tempero saboroso com quase zero carboidratos e, como outros tipos de vinagre, pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue [4].
No geral, parece que o óleo de gergelim é mais impressionante do que o vinagre de arroz, mas isso pode se resumir à sua dieta. Você está atrás de gorduras saudáveis? O óleo de gergelim vence. Ou prefere um tempero com zero carboidrato para sua dieta de emagrecimento? Em seguida, vá para o vinagre de arroz. Vamos chamá-lo de empate neste: Sushi 2 – Kimbab 3.
Se não levarmos em conta os recheios do rolo de arroz, o Kimbab é mais saudável que o sushi porque possui mais nutrientes e gorduras saudáveis.
Mas e os rolinhos de arroz com recheio? Vamos comparar um salmão abacate maki com um kimbab de atum.
Salmão e abacate são reis em uma dieta saudável. Juntos, eles fornecem uma mistura potente de gorduras ômega-3, vitaminas e proteínas: é difícil vencê-los.
Os ingredientes usados no kimbab de atum são atum enlatado, rabanete em conserva, outros vegetais como cenoura e espinafre e maionese.
Como você pode ver, esta receita clássica de kimbab é mais complicada. Embora os ingredientes ali contidos tenham muitos benefícios para a saúde (exceto a maionese), achamos que eles não podem vencer a simplicidade e a salubridade do salmão e do abacate. Assim, o maki clássico vence o kimbab tradicional: Sushi 3 – Kimbab 3.
Para concluir, descobrimos que tudo o mais sendo igual – ou seja, se usássemos os mesmos recheios para sushi e kimbab – o rolo de arroz coreano é mais saudável do que o sushi porque tem mais gorduras e nutrientes saudáveis. Mas os rolos de sushi tradicionais compensam isso com recheios mais saudáveis.
Se você está atrás de um rolo de arroz coreano saudável, não procure mais do que nossa receita de kimbab vegana acima.
Por quanto tempo posso manter o “sushi” coreano na geladeira?
Como o Kimbab usa ingredientes cozidos, ele dura mais tempo na geladeira em comparação com o sushi feito com peixe cru. Além disso, nossa receita de kimbab acima usa apenas vegetais, que têm uma vida útil mais longa do que os produtos de origem animal depois de cozidos.
Você pode armazenar o excesso de rolos de arroz coreanos veganos em um recipiente hermético e refrigerar por até 5 dias. No entanto, quanto mais tempo você os mantiver na geladeira, mais seco o arroz ficará. Portanto, se você quiser preparar o kimbap com antecedência, recomendamos que você refrigere o rolo de nori sem fatias bem embrulhado e só corte os rolos de arroz quando estiver pronto para comê-los.
Para consumir, basta tirar da geladeira e apreciá-los bem gelados. Não reaqueça os rolinhos no micro-ondas, pois o arroz e as algas ficarão encharcados.
Kimbab é bom para emagrecer?
Como a nossa receita inclui pouco óleo de sésamo e vegetais grelhados, um rolo de arroz kimbap tem apenas 50 calorias, o que significa que pode desfrutar de um ou dois destes lanches sem comprometer os seus objetivos de perda de peso.
Você também pode fazer uma refeição leve, adicionando uma salada de folhas verdes e nozes. Como porção, sugerimos quatro pedaços de sushi que fornecem 200 calorias e apenas 11% de sua ingestão diária recomendada (RDI) para carboidratos e 7% de sua RDI para gorduras.
Fazendo esses rolos de arroz coreanos em casa do zero, você terá controle total sobre o tipo e a quantidade de ingredientes e, assim, controlará as calorias.
O arroz branco cozido no vapor é uma maneira muito mais saudável de cozinhar arroz em comparação com o arroz frito, sendo uma escolha melhor em relação a outros pratos. Se você realmente quer ir além, pode trocar o arroz branco por outras alternativas, como quinoa, trigo bulgur ou arroz integral para um perfil nutricional mais saudável. Cenouras, pepinos e rabanetes são vegetais com baixo teor de carboidratos, enquanto tempeh e nori são ingredientes incrivelmente nutritivos, pois fornecem fibras, proteínas e minerais preciosos.
Como em tudo na vida, a moderação é fundamental. Portanto, desde que você atinja suas metas de calorias, poderá saborear uma ou duas dessas guloseimas sem culpa.