Quando estamos ocupados com o trabalho, a vida, a família e os amigos, é fácil voltar aos maus hábitos alimentares e comer alimentos pouco inspiradores e pouco saudáveis. Ainda assim, em alguns dias, precisamos de algo um pouco mais satisfatório do que uma salada ou uma tigela de quinoa para nos mantermos sãos. Se hoje é aquele dia para você, então você está no lugar certo! Mostraremos como fazer uma torta de carneiro picada crocante e saborosa. É um prato fácil de preparar, mas contém todos os nutrientes e energia que você precisa em uma refeição completa.
Uma massa folhada crocante envolve um recheio de dar água na boca feito com legumes e carne de borrego salteada em ervas aromáticas e especiarias mediterrânicas. Tudo soa muito atraente, não é! Quase arriscado. É por isso que fizemos esta torta em porções individuais: sem risco de comer demais e também conveniente o suficiente para embalar em uma lancheira.
Ainda fizemos o nosso melhor para tornar este prato saudável, claro! Incluímos muitos vegetais e usamos massa de pastelaria leve e carne moída com baixo teor de gordura. Dessa forma, mantivemos as gorduras prejudiciais a um mínimo estrito e evitamos calorias desnecessárias.
Com muitos tomates, cenouras e abobrinhas, uma única porção fornece quase dois dos seus 5 por dia de vegetais e muitas fibras. Nossas tortas de cordeiro também são ricas em proteínas, uma que dá metade da ingestão diária recomendada de proteínas.
Se desejar, você pode usar um corte mais magro de cordeiro para reduzir ainda mais as gorduras, como alcatra ou paleta. Na verdade, qualquer corte suculento de cordeiro serve, então fique à vontade para usar qualquer sobra de cordeiro que você possa ter assado ou ensopado!
Finalmente, você pode estar em uma dieta sem carne ou não ter cordeiro na geladeira. Não se preocupe! Os legumes aqui são tão saborosos que você ainda terá uma refeição deliciosa usando-os sozinhos. Basta remover o cordeiro dos ingredientes e aumentar os vegetais de acordo. Outra ótima opção é trocar a carne moída de cordeiro por lentilhas verdes, por uma fonte de proteínas vegetais.
perguntas frequentes
O que servir com torta de cordeiro?
Nossa torta de cordeiro picada é uma refeição bem equilibrada por si só. Tem cerca de 1/4º da dose diária recomendada de calorias que uma mulher adulta deve ingerir e 1/5º para homens. Também é preenchido com proteínas e fibras.
Mas se quiser fazer deste prato a refeição base do seu dia, nós ajudamo-lo a escolher o que acompanhar com a tarte de borrego.
Uma ótima comida para servir esta receita é:
Continue lendo para saber quando é melhor ter uma ou outra dessas opções.
Se você seguiu nossa receita passo a passo, conseguiu uma torta com massa folhada. Neste caso, sugerimos não adicionar e nem derramar nada por cima, para ficar tudo crocante. Em vez disso, pensamos que é melhor servir algo próximo para a torta.
Se seu objetivo é comer mais carboidratos, considere purê de batatas ou batata-doce assada. Se você gosta da cremosidade do purê de batata, mas gostaria de cortar os carboidratos, experimente o purê de couve-flor. O que você perde em carboidratos com couve-flor, você ganha em fibras, vitamina B e antioxidantes.
Para uma opção mais leve, sirva a torta de cordeiro com uma salada verde. Se você não é intolerante a laticínios, experimente alface com queijo feta esfarelado e uma pitada de sementes de abóbora ou nozes trituradas.
Agora para a segunda opção. Você pode preparar esta torta de cordeiro picada sem usar massa folhada. Entramos em mais detalhes sobre essa alternativa na resposta abaixo. Em vez disso, o que você faria é usar purê de batatas ou batatas fatiadas grelhadas como cobertura. Continue lendo abaixo para obter mais informações sobre como fazer torta de cordeiro sem massa folhada.
Posso fazer torta de cordeiro sem massa folhada?
você certamente pode fazer torta de cordeiro sem massa folhada. Muitas receitas de tortas não usam massa folhada e ainda assim são fabulosas, como a torta de carne, enquanto outras a usam apenas como cobertura.
Usar esse ingrediente extra para uma pequena torta de porção única como a nossa tem uma vantagem significativa: facilita o transporte e o consumo em qualquer lugar, mesmo sem garfo. Se este não é um grande ponto de venda para você, então mostraremos como preparar este prato sem massa folhada.
Todos os ingredientes mencionados em nossa receita acima permanecem os mesmos.
Quando você tiver que encher os ramequins na etapa três, não os forre com papel manteiga. Usamos o papel manteiga para tirar a torta da panela com facilidade. Sem massa folhada, é melhor comer a torta direto da tigela.
Propomos duas opções para usar como topping:
-
Purê de batata. Aqui vamos cozinhar um pouco de purê de batata e usá-lo para cobrir os ramequins. Tempere-os com azeite sal e pimenta. Em seguida, prossiga para assar a torta de cordeiro no forno conforme mencionado em nossa receita acima.
-
Fatias finas de batatas assadas. Esta opção é um pouco mais sofisticada e um pouco mais envolvente, mas é um sucesso garantido. Comece cortando fatias de batata apenas o suficiente para cobrir os ramequins. Mantenha as fatias de 2 ou 3 milímetros cada. Você provavelmente não precisará de mais do que uma batata pequena para isso, mas vai depender de quantas porções você está preparando. Em seguida, ferva as fatias por 5 minutos. Continue cobrindo suas tortas de cordeiro picadas com as batatas fatiadas. Por fim, leve ao forno a 200°C (390°F) no programa grill por cerca de 10 minutos. Se a crosta de batata não estiver marrom o suficiente, cozinhe por mais 5 minutos.
Você pode congelar torta de cordeiro?
Como nossa receita oferece porções bem definidas, você pode facilmente fazer apenas o suficiente para o dia e desfrutar da comida fresca. Mas se você está preparando uma refeição ou prefere cozinhar em lotes, a boa notícia é que você pode congelar a torta de cordeiro.
Temos alguns truques legais para você deixar tudo mais suave ao congelar e descongelar este saboroso prato.
Em primeiro lugar, sugerimos que retire a massa do ramekin antes de congelar. Usamos papel manteiga dentro dos ramequins para facilitar essa parte. Vai ser mais difícil tirar as tortas de seus respectivos potes depois de congeladas e, sem dúvida, você rasgará o papel ao puxá-las.
Em segundo lugar, convidamos você a não usar o forno de micro-ondas para aquecer os pastéis. Não gostamos da maneira como o micro-ondas deixa os alimentos pré-cozidos encharcados. Uma das melhores coisas sobre essas tortas de massa folhada é a crocância. Em vez disso, deixe-os descongelar em temperatura ambiente ou na geladeira durante a noite e, em seguida, aqueça-os em um forno pré-aquecido.
Como cozinhar torta de cordeiro?
Fazemos tortas de cordeiro em duas etapas. Primeiro, cozinhamos o recheio. Depois assamos a massa folhada no forno.
Em nossa receita acima, cozinhamos o cordeiro e o recheio de legumes em uma frigideira, em temperatura média, até ficar cremoso. Em seguida, cozinhamos a massa em um forno ventilado a 180 ° C (356 ° F).
Existem alguns métodos alternativos para cozinhar uma torta de cordeiro ou qualquer tipo de torta semelhante.
Por exemplo, você pode usar uma panela instantânea ou um fogão lento para preparar o recheio. O importante aqui é garantir que a mistura saia cremosa. Você não quer que fique seco, nem excessivamente líquido. Um recheio seco não daria a força que queremos, e um escorrido deixaria nossa massa empapada. Portanto, ajuste as configurações e o tempo de seus fogões de acordo.
Para o recheio, você pode usar uma fritadeira em vez do forno. As fritadeiras a ar são excelentes em deixar os alimentos praticamente tão crocantes quanto os métodos clássicos de fritura, sem todo o óleo gorduroso.
Uma última coisa. Se você estiver cobrindo esta torta com purê de batatas em vez de massa folhada, usar um forno é o melhor caminho a percorrer. Qualquer método que exija virar ou retirar a torta do aparelho arruinará a aparência desta receita.