Ama missô? Você sabia que nem todas as sopas de missô são veganas? Hoje, estamos fazendo uma rica sopa de missô com daikon e outros vegetais de raízes incríveis. Cobrimos com cogumelos enoki salteados para o melhor sabor umami. E nossa sopa de missô é vegana!
Por que nem todas as sopas de missô são veganas, você pergunta? Existem dois componentes essenciais nas sopas de missô: o caldo — chamado dashi (出汁) – e a pasta de missô. A pasta de missô é vegana, pois é um subproduto da soja. Mas nem todos os estoques de Dashi são veganos: alguns contêm um produto derivado de peixe chamado flocos de bonito (katsuobushi, 鰹節). Bem, a seguir, mostraremos como fazer um caldo dashi vegano do zero, usando apenas ingredientes vegetais.
As sopas de missô são frequentemente consumidas como uma pequena entrada antes de iniciar o banquete adequado. Isso é incrível, mas queríamos fazer uma sopa que funcionasse sozinha, como prato principal. É por isso que nossa sopa vem com deliciosos vegetais de raiz que trazem um equilíbrio de nutrientes e sabor.
Procuramos vegetais comuns na culinária japonesa, pois queríamos preservar a autenticidade desse famoso prato. Acabamos escolhendo daikon, raiz de Taro, cenouras, cogumelos enokie cebolinhas. Se você não encontrar cogumelos enoki, pode usar cogumelos ostra ou shiitake e cortá-los em tiras.
Adoramos usar esses vegetais em nossa sopa de missô, especialmente daikon e raiz de taro. Eles tornaram este prato clássico muito mais saboroso e recheado. Se você gostar tanto quanto nós, temos boas notícias: o daikon é tão grande que ainda sobrará o suficiente para outra rodada!
No geral, uma tigela grande desta sopa de missô daikon lhe dará 24% RDI para fibras, 10% RDI de carboidratos, 9% RDI de gorduras em apenas 200kcal. Uma refeição sólida e a melhor sopa de conforto que explode com sabor umami.
perguntas frequentes
Do que é feita a sopa de missô?
A sopa de missô é um prato tradicional japonês frequentemente servido no início de uma refeição como aperitivo.
A receita clássica consiste em caldo dashi combinado com pasta de missô.
O caldo Dashi é o principal componente da sopa de missô. Muitas vezes, é preparado fervendo flocos de kombu e bonito em água quente.
Kombu, ou alga marinha, é uma alga comestível muito popular na culinária do Leste Asiático, e você pode encontrá-la em folhas inteiras ou cortada em pedaços. Ao preparar a sopa de missô, adicione o kombu à água fria, leve-o ao ponto de quase fervura e coe o líquido.
Flocos de Bonito, também conhecidos como katsuobushi, são aparas de peixe fermentado e em conserva. Eles são adicionados à água quente, deixados em infusão por alguns minutos e depois removidos.
Finalmente, a pasta de missô é dissolvida em um pouco de caldo quente e adicionada ao caldo dashi antes de servir.
O resultado é uma sopa rica e simples com um sabor umami único.
A sopa de missô é vegana?
Nem todas as receitas tradicionais de sopa de missô japonesa são veganas, pois algumas contêm peixe.
Isso ocorre porque o caldo dashi, que é a base da sopa de missô, costuma ser preparado com flocos de bonito. Flocos de Bonito, ou katsuobushi, são aparas de peixe seco (atum ou bonito).
Para tornar a sopa de missô vegana, você pode simplesmente omitir os flocos de bonito e usar cogumelos para substituir o sabor umami.
Usamos cogumelos enoki em nossa receita de ensopado de daikon, mas fique à vontade para usar outras variedades, como shiitake ou cogumelos ostra rei.
Qual é o melhor tipo de pasta de missô para sopa de missô?
A pasta de missô é feita de soja fermentada com sal e koji (um tipo de fungo)[1].
Você pode encontrar missô em três variedades:
Você pode usar qualquer um deles para fazer sopa de missô, então depende de suas preferências pessoais. A pasta de missô branco é a mais leve e suave das três, pois é fermentada pelo menor tempo possível. A pasta de missô vermelha, em vez disso, tem o sabor mais forte devido ao seu período de fermentação mais longo.
Usamos pasta de missô branco.