Kosambari é uma salada indiana fresca com leguminosas, óptima como entrada ou lanche. O que torna esta salada especial é a mistura de vegetais utilizada e o tempero feito de folhas de curry e mostarda. A seguir mostraremos como fazer kosambari com cenoura ralada, pepino, manga e coco ralado.
As leguminosas usadas no kosambari tradicional são grama de bengala dividida. Essas lentilhas vêm em muitos nomes. Dependendo da sua região, você pode encontrá-los em sua mercearia local como:
-
dividir grama de Bengala
-
lentilhas amarelas pequenas
-
split moong dal
-
feijão mungo partido
-
dividir grama verde
-
mung dal
Eles se parecem com lentilhas amarelas (ou verdes) muito pequenas. Se você não conseguir encontrá-los, também pode optar por brotos de feijão.
Na receita clássica de kosambari, você deixa essas lentilhas de molho por algumas horas e depois as come sem cozinhar mais. Testámos esta técnica, mas preferimos tostar as lentilhas. Vamos explicar por que decidimos alterar a receita clássica dessa maneira.
Motivo número um: sabor. Todos os pulsos contêm um composto chamado saponina. Se você já comeu feijões crus ou lentilhas e achou que tinham gosto de sabão, você deve agradecer à saponina. Você pode minimizar esse sabor enxaguando bem o feijão, mas, no final das contas, apenas o cozimento o eliminará.
Razão número dois: segurança alimentar. Comer leguminosas cruas pode ter efeitos negativos para a saúde devido a um composto chamado lectina[1]. Além disso, não podemos presumir que as marcas de feijão que existem são todas orgânicas e produzidas sem o uso de produtos químicos tóxicos.
Para mantê-lo feliz, satisfeito e seguro, decidimos torrar as lentilhas apenas o suficiente para ficarem cozidos, mas ainda crocantes. As lentilhas usadas aqui são muito pequenas, então 3 minutos de cozimento foram suficientes.
No geral, nosso kosambari de cenoura é uma salada deliciosa e refrescante que você pode servir como entrada para outros pratos indianos. Imersão excluída, você levará menos de 10 minutos para montar.
perguntas frequentes
Devo usar coco fresco ou seco no kosambari?
Você pode usar coco ralado fresco ou seco como ingrediente para o kosambari. Se estiver na estação, compre um coco fresco e rale você mesmo. O sabor será melhor e você terá um delicioso leite de coco como bônus.
Que tipo de lentilha devo usar no kosambari?
As lentilhas de grama de Bengala divididas são a escolha clássica em kosambari. Outros nomes que essas lentilhas usam são:
-
lentilhas amarelas pequenas
-
split moong dal
-
feijão mungo partido
-
dividir grama verde
Posso usar broto de feijão no kosambari?
Kosambari é preparado com feijão mungo. Se você encontrar as lentilhas em sua forma não dividida, poderá comprá-las e fazê-las brotar.
Para brotar feijão mungo, mergulhe-os em água por 6-8 horas. Escorra a água completamente e mantenha o recipiente tampado e longe da luz. Você deve notar que o feijão começará a brotar em 24 horas, mas pode demorar um pouco mais dependendo do clima. Você pode esperar mais alguns dias se quiser brotos maiores, mas lembre-se de encher o recipiente com água e escorra pelo menos uma vez por dia.
Claro, você também pode comprar feijão pré-germinado.
Outra opção no kosambari é usar o feijão mungo inteiro sem brotá-lo. Nesse caso, sugerimos que você deixe de molho por 2 horas e depois cozinhe como fizemos na receita acima. Isso removerá o sabor forte de saponinas e se livrar do prejudicial lectinas composto encontrado no feijão cru.