Gumbo é um prato por excelência da Louisiana. É a mãe de todos os potes e apresenta deliciosos vegetais Cajun, molho saboroso e cortes generosos de carne ou peixe. Hoje mostramos como fazer um elegante gumbo de frutos do mar, com lagosta e vieiras!
Se você estava procurando um prato único para servir em uma ocasião especial, achamos que vai adorar. Escolhemos dois mariscos de dar água na boca que vão impressionar seus entes queridos e lhe render muitos elogios.
Tanto as lagostas quanto as vieiras têm um sabor delicado e uma textura semelhante à carne, difícil de encontrar em outros frutos do mar. Eles são os heróis deste prato e, como tal, precisam de se destacar! Por isso, nós os grelhamos e temperamos separadamente antes de integrá-los aos outros ingredientes.
Esta receita é adequada para ambos pescadores e flexitarianos. Também mostraremos como fazer este gumbo (ou qualquer outro) Não contém gluten. A receita tradicional da Lousiana usa uma mistura de farinha de trigo e gorduras (chamada roux) para engrossar o caldo. Em vez disso, faremos o roux com farinha de arroz sem glúten.
No geral, este gumbo de frutos do mar fornece todos os nutrientes de que você precisa em um prato conveniente de uma panela. Tem tudo o que você deseja de uma refeição balanceada, com 520 calorias, muitas proteínas (quase 80% do seu RDI), fibras (20% do seu RDI) e pouquíssimas gorduras saturadas (6% do seu RDI).
E se você estava preocupado em ter que cozinhar lagostas ou vieiras pela primeira vez, não se preocupe! Prometemos que será rápido e simples, com nossas instruções completas abaixo. Apenas divirta-se acompanhando e divirta-se!
perguntas frequentes
O que você serve com gumbo?
Arroz cozido quente é o companheiro clássico deste prato de frutos do mar da Louisiana, mas você também pode servi-lo com salada de batata ou pão de milho.
Como alternativa, tente combiná-lo com verduras cozidas no vapor ou troque o arroz por quinoa.
Quais são as especiarias gumbo clássicas?
Como a receita de gumbo encontra suas raízes nas tradições culinárias cajun e crioula, os temperos clássicos usados para preparar esta sopa incluem páprica e pimenta caiena.
O melhor tempero para gumbo é a mistura de especiarias Cajun. Você pode encontrá-lo pronto no supermercado local ou prepará-lo facilmente.
Basta combinar os seguintes ingredientes em uma tigela pequena:
Quais vegetais são usados no gumbo?
A receita clássica de gumbo inclui aipo, pimentão e cebola. Esses três ingredientes também são conhecidos como a “santíssima trindade” da culinária crioula/cajun, e nós mesmos os usamos nesta receita.
Outros vegetais frequentemente usados no gumbo incluem quiabo, espinafre, mostarda e nabos.
Posso fazer gumbo sem quiabo ou roux?
Espessantes como quiabo, roux e filé em pó são ingredientes básicos na receita clássica de gumbo e costumam ser usados em combinação.
A goma de marisco é frequentemente preparada com quiabo, que graças às suas fibras peculiares confere uma textura pegajosa à sopa e ajuda a engrossá-la.
O Roux, em vez disso, é feito com óleo de cozinha com a mesma quantidade de farinha em um molho espesso marrom-escuro. Em nossa receita, usamos farinha de arroz para preparar uma versão sem glúten.
Se você não gosta de quiabo cozido, pode manter as vagens inteiras ou refogar as fatias com um pouco de óleo. Em seguida, adicione-os à sopa de frutos do mar no final.
Você também pode pular os quiabos e fazer o gumbo apenas com o roux. Alternativamente, você pode substituir ambos por amido de milho ou amido de araruta. Misture algumas colheres de sopa desses amidos com água fria até dissolver e adicione a mistura à sopa nos últimos 5 minutos de cozimento.