Fazer granola em casa é tão simples e barato que você se pergunta porque custa tanto no supermercado! Hoje vamos poupar algum dinheiro para o futuro e ajudar o presente para fazer granola crocante e saudável em casa.
Além do custo, a maioria das marcas de granola compradas em lojas tem outro problema: o uso excessivo de açúcares refinados. Em nossa receita, substituímos todo o açúcar adicionado por uma pasta de tâmaras naturalmente doce.
O resultado é uma redução de 33% no teor de açúcar. Comparamos 100g da nossa granola com uma do supermercado local e medimos que a nossa tem 8g de açúcares, enquanto a do mercado tem 12g. E nossos açúcares vêm apenas de fontes naturais, portanto, também são mais saudáveis. Dias felizes!
Ok, agora sabemos como fazer granola mais saudável. Mas qual é o segredo para fazê-lo fantástico? Além de escolher ingredientes saborosos, pensamos que o contraste entre crocância e maciez é a chave. Aqui misturamos nozes crocantes, nibs de cacau e aveia com damascos mastigáveis. Hum!
A melhor coisa sobre esta receita é que você pode trocar suas frutas e nozes favoritas depois de aprender o básico. Você vai se divertir muito criando sua granola favorita! Precisa de alguma inspiração? Confira nossas sugestões de substituição.
Enquanto isso, basta seguir nossas instruções abaixo para começar. Aproveitar!
OBSERVAÇÃO: Os ingredientes padrão rendem cerca de 500 g (1,1 lb) de granola e uma porção consiste em 40 g (1,4 onças) de granola.
perguntas frequentes
Do que é feita a granola?
A granola consiste em cachos crocantes de aveia torrada, nozes, sementes e, às vezes, frutas secas. Os ingredientes geralmente são mantidos juntos por óleo e adoçante, como mel, xaropes ou açúcar mascavo.
O principal ingrediente da granola é a aveia, mas você pode combiná-la com outros grãos como o trigo sarraceno, como fizemos na sua receita, ou até o arroz tufado.
Fizemos nossa granola com uma combinação de avelãs, sementes de abóbora e sementes de girassol. Outras alternativas saborosas que você pode experimentar incluem:
-
Nozes, nozes, amêndoas ou castanha de caju
-
Sementes de chia, sementes de gergelim, sementes de cânhamo ou sementes de linhaça
Adicionar pedaços de frutas secas à sua mistura de granola ajuda a tornar esses cachos crocantes mais doces sem açúcares refinados. Na nossa receita usamos damascos secos picados, mas você também pode optar por:
-
Ameixas secas, figos ou manga
-
Bagas secas como cranberries, goji berries, passas ou mirtilos
-
Chips de banana e flocos de coco para um toque tropical
Por fim, você pode incrementar sua granola caseira com:
-
Canela moída e gengibre
-
Baunilha
-
Pólen de abelha, matcha, açaí ou baobá em pó
Como fazer granola sem açúcar?
A vantagem de preparar sua própria granola do zero é que você tem controle total sobre os ingredientes. É muito fácil fazer aglomerados de granola crocantes sem adicionar açúcar refinado, mel ou xaropes.
Em nossa receita, transformamos as tâmaras sem caroço em uma pasta densa, mergulhando-as em água quente e misturando-as em um processador de alimentos. Então, usamos essa pasta como aglutinante dos ingredientes da granola, ao invés de usar mel ou outros xaropes.
Dessa forma, você terá os mesmos aglomerados pegajosos, mas com uma fração dos açúcares e mais nutrientes. Peso a peso, as tâmaras têm quase 40% menos açúcares e quatro vezes mais fibras do que o açúcar branco.
Como alternativa às datas, você pode tentar:
-
Bananas: amasse as bananas maduras com uma colher de sopa de suco de limão
-
purê de maçã: você pode prepará-lo do zero seguindo nossa receita aqui ou usar purê de maçã comprado em loja (feito sem adição de açúcares).
-
Purê de abóbora: assar, cozinhar no vapor ou ferver a abóbora e depois bater em um purê cremoso.
-
purê de batata doce: assar, cozinhar a vapor ou ferver a batata-doce e depois misturá-la em um purê aveludado. Veja como fizemos esses biscoitos de café da manhã com batata-doce.
Como posso fazer granola sem nozes?
Se você sofre de alergia a nozes, ainda pode desfrutar de uma deliciosa granola caseira. Siga nossa receita como acima, mas troque as avelãs pela mesma quantidade de sementes. Sementes de abóbora, girassol, gergelim, chia e linhaça são excelentes alternativas às nozes.