Compotas, geléias e marmelada que você compra em uma loja são deliciosas. Infelizmente, eles também são embalados com açúcares adicionados, que são os inimigos naturais das pessoas em dieta ou que sofrem de diabetes. Se você ficar com a gente, vamos te ensinar a fazer uma geléia de ameixa saudável sem usando qualquer açúcares adicionados. Esta receita é super fácil de seguir e os resultados são notáveis!
Inspirados na clássica conserva de ameixa italiana, fizemos nossa geléia apenas com ameixas vermelhas maduras – ou ameixas secas – maçãs e limões. Você pode temperar a geléia com canela, gengibre e anis estrelado, se desejar.
Ameixas e maçãs maduras são uma rica fonte de pectina natural, por isso não precisaremos de nenhum extra para tornar esta geléia espessa e brilhante. Além disso, como a fruta contém seus próprios açúcares naturais, vamos nos agarrar ao nosso gosto por doces sem comprometer nossa cintura. Incrível!
Então, se você esperava encontrar uma geléia saudável ou uma adequado para diabéticos, Você está no lugar certo. Experimentamos diferentes maneiras de fazer geleias e compotas saudáveis e sem açúcar. Se você está curioso, confira nossa geléia de mirtilo com sementes de linhaça, geléia de amora com sementes de chia e geléia de morango sem açúcar.
E se você compartilha nossa paixão por comida saudável e receitas fáceis, assine nossa newsletter. Você receberá nossas receitas mais recentes diretamente em sua caixa de entrada, juntamente com nosso belo e-book gratuito.
OBSERVAÇÃO: os ingredientes padrão rendem dois potes de geléia de 300 gramas (0,6 lb), e calculamos que uma porção é de 30 g (1 oz).
perguntas frequentes
Quanto tempo dura a geléia caseira sem açúcar sem pectina?
Uma compota, geleia ou marmelada bem enlatada, feita com pectina e açúcares adicionados, pode durar até 2 anos quando armazenada adequadamente.
Como nossa receita de geléia de ameixa é feita sem pectina e sem adição de açúcares, o prazo de validade é menor do que isso. Você pode dar a esta geléia uma vida útil de 4 meses, enlatando-a adequadamente e armazenando-a em local fresco e seco.
A geléia sem açúcar precisa ser refrigerada depois de aberta?
É uma boa ideia manter a geléia na geladeira depois de aberta. Depois de quebrar o lacre da lata ou jarra, as bactérias no ar vão entrar na geléia e iniciar o processo de deterioração dos alimentos. Você pode retardar esse processo mantendo a geléia refrigerada.
Conservar a compota num local fresco é fundamental para a compota caseira feita sem pectina e sem adição de açúcares, que de outra forma ajudariam a conservar a compota. Por isso, recomendamos que guarde o nosso doce de ameixa no frigorífico.
Como selar e conservar geléia caseira sem enlatador?
Vejamos duas maneiras de conservar e fechar um pote de geléia: o método flip e o método do banho-maria. Usamos o método flip aqui, mas descreveremos ambos abaixo.
Seja qual for o método, você deve esterilizar o recipiente completamente antes de usá-lo para evitar toxinas perigosas para estragar a comida.
Esterilize os potes de geléia e as tampas, primeiro limpando-os com sabão e enxaguando bem. Agora mergulhe-os em uma panela funda cheia de água e ligue o fogo. Leve a água quase à fervura e mantenha os potes bem tampados por 15 minutos. Certifique-se de submergir os potes antes a água é quente, para evitar que o vidro estilhace por choque térmico.
Deixe as tampas secarem sobre uma gradinha e transfira os potes para o forno pré-aquecido a 160°C (320°F). Não toque no interior do frasco e no fundo da tampa com as mãos desprotegidas para evitar contaminação.
Agora vamos dar uma olhada nos dois métodos propostos anteriormente.
-
Método Inverter. Este método é o mais rápido dos dois e não requer nenhum equipamento especial. É o que escolhemos para nossa geléia de ameixa sem açúcar.
Retire a jarra quente do forno e espere esfriar o suficiente para você manuseá-la. Encha o pote com geléia deixando 3 cm (1 polegada) de espaço livre e usando uma espátula não metálica limpa, mexa um pouco a geléia para se livrar de qualquer bolsa de ar. Limpe a borda de qualquer resíduo de geléia. Agora feche o frasco apertando bem a tampa e muito rapidamente virar a jarra, quase simultaneamente.
-
Método de banho-maria. Este método consiste basicamente em colocar os potes cheios em água fervente para pressurizá-los. O ideal é usar um suporte para potes para ajudar a manter os potes retos na água e pinças para levantar os potes para pegá-los.
Começaremos enchendo os potes quentes com geléia, deixando 3 cm (1 polegada) de espaço livre. Enquanto os potes ainda estiverem quentes, vamos apertar bem a tampa com a mão e mergulhá-los em água fervente por 15 minutos, com a tampa voltada para cima. Mais uma vez, é fundamental que os frascos não estejam frios ou correm o risco de se estilhaçar em água a ferver devido ao choque térmico.
Agora retire os frascos da água e deixe-os esfriar por pelo menos uma hora. Por fim, verifique se os frascos estão selados empurrando a tampa com o polegar. Se a tampa estalar e entortar, é porque a compota não está bem selada, devendo-se consumir primeiro, guardando-a no frigorífico. Se a tampa estiver firme e não dobrar para dentro, você terá uma vedação segura e poderá manter sua geléia sem açúcar armazenada por meses.
Qual é o melhor lugar para guardar geléia caseira?
Um excelente local para armazenar geléia ou geléia enlatada é na prateleira da cozinha – longe de qualquer radiador ou caldeira – ou em um depósito dedicado para alimentos.
Sua adega também pode ser adequada para armazenamento se o ambiente não for muito úmido. A umidade estimula o desenvolvimento de fungos e bactérias e a deterioração dos alimentos. Embora um pote bem fechado minimize esse risco, ainda é melhor manter a geléia em um local seco.
Posso fazer essa geléia usando ameixas em vez de ameixas?
Embora algumas pessoas chamem as ameixas secas de “ameixas”, a ameixa é uma árvore diferente da ameixa, mas elas pertencem à mesma “família” de árvores e seu sabor é um tanto semelhante. As ameixas geralmente são consumidas secas, mas se você as conseguir bem maduras, também poderá usá-las para esta receita.
Use as mesmas proporções de ingredientes, mas se você achar que o sabor das ameixas é azedo, você pode adicionar um pouco de bicarbonato à geléia enquanto ela cozinha.
Quão maduras devem estar as ameixas para fazer geléia e como saber quando estão prontas?
É melhor usar ameixas e ameixas bem maduras para fazer geleia, principalmente se não tiverem açúcar. Isso ocorre porque ameixas e ameixas têm um sabor um pouco ácido quando estão verdes ou ainda não atingiram o auge. Quando maduros, são mais suculentos e doces, o que é ideal para nós, pois não queremos usar açúcares adicionados para esta receita.
Você pode saber se uma ameixa está madura tocando nela. Se for macio ao toque e você puder amassar a fruta apertando-a suavemente com a ponta dos dedos, então está perfeito. Se a ameixa rachar quando pressionada levemente e se a polpa cheirar azeda, você esperou demais! Livre-se do caroço e transforme a carne em adubo para suas plantas, ou devolva-a à natureza.
As frutas que amadurecem na árvore são mais saborosas. Mas nem todos temos a sorte de encontrar sempre fruta madura no mercado local. Se você não conseguir encontrar ameixas maduras, pode amadurecê-las em casa seguindo uma destas técnicas simples abaixo.
-
Coloque as ameixas ou ameixas secas dentro de um saco de papel. Agora feche o saco e guarde-o à temperatura ambiente. O etileno o gás liberado durante o amadurecimento permanecerá dentro do saco e acelerará o processo geral de amadurecimento. Abra o saco ocasionalmente para verificar a maturação.
-
Algumas frutas liberam mais etileno do que outras durante o amadurecimento. Uma dessas frutas é o banana. Pegue uma ou mais bananas que estão ficando marrons e coloque-as entre as ameixas.
-
Combine as técnicas acima colocando as ameixas e uma banana dourada dentro de um saco de papel para velocidade máxima.