Receita de Chapati Sem Glúten | Foodaciously

Você dificilmente pode desfrutar da noite indiana sem um chapati quente e macio. Mas e se você for intolerante ao glúten? O chapati tradicional, ou roti, não é isento de glúten, então você teria que deixá-lo na mesa. Bem, não mais! A seguir mostraremos como fazer um chapati saudável aquilo é sem glúten e mais nutritivo do que o clássico.

perguntas frequentes


Que outras farinhas sem glúten posso usar?

Para fazer chapatis sem glúten, você pode usar uma variedade de farinhas. Para nossa receita acima, recorremos a uma mistura de farinha de grão de bico (grão de bico ou farinha de garbanzo) e fubá fino.

Aqui está uma lista de outras farinhas sem glúten que você pode usar para fazer chapati:

  • Farinha de trigo sarraceno e arroz (50 – 50)

  • Amêndoa ou farinha de coco, para um keto chapati

  • Farinha de aveia, para um chapati doce

  • Farinha de mandioca, para um chapati estilo caribenho

Ao cozinhar e assar com farinhas sem trigo, certifique-se de adicionar também um aglutinante. Nesta receita, usamos fécula de araruta, mas também pode optar por fécula de batata ou fécula de milho. Como alternativa, tente usar um ovo de linhaça ou ovo de chia. Eles são preparados com sementes de linhaça moídas ou sementes de chia embebidas em água fria na proporção 1:3 por 10 minutos até ficarem espessas e gelatinosas.

Os chapatis são sem glúten?

Os chapatis tradicionais não são isentos de glúten, pois são preparados com farinha de trigo. Em vez disso, nossa receita de chapati acima não contém glúten, pois trocamos a farinha de trigo por uma mistura de farinha de grama (grão de bico ou farinha de garbanzo), farinha de milho fina e amido de araruta.

O chapati é bom para você ou engorda?

Chapati é feito com ingredientes simples e naturais, então certamente não é ruim para você. Mas se você estiver em uma dieta para perder peso, deve minimizar o consumo excessivo de carboidratos. Alimentos como pão e chapati podem ser apreciados, mas com moderação.

Nossos chapatis acima usam uma mistura de farinhas que tem menos carboidratos do que a farinha de trigo, mas ainda tem alguns. Mas você pode comer com segurança um ou dois desses pães sírios em qualquer dieta balanceada sem engordar.

Para tornar esses rotis ainda mais saudáveis, você pode cozinhá-los no forno em vez de fritar na frigideira.

O que posso servir com chapati?

Assim como o pão, você pode servir chapati com praticamente qualquer coisa. As opções tradicionais são curry, chutney, sagaloo, legumes e verduras cozidas no vapor.

Para inspiração extra, confira nossas receitas de curry, saag de frango e chutney de cenoura.

Posso reaquecer o chapati?

Sim você pode. Você pode reaquecê-lo rapidamente em uma frigideira ou até mesmo no microondas. Não somos grandes fãs de usar o micro-ondas, pois deixa as coisas um pouco encharcadas e cheias de vapor durante o processo de reaquecimento. Mas para chapati, isso é realmente uma coisa positiva.

Você também pode usar um forno comum, mas mantenha a temperatura média/baixa para evitar que o chapati fique muito crocante.

Preciso de fermento no chapati?

Chapati é pão sem fermento, então você não usa fermento ou fermento em pó. Esta é uma das principais diferenças entre chapati e naan, que é fermentado – mais sobre isso abaixo.

O chapati é como naan?

Embora possam parecer semelhantes à primeira vista, chapati e naan são bem diferentes.

Em primeiro lugar, o chapati é sem fermento e plano, enquanto o naan usa fermento que o torna mais espesso e forma bolhas.

Em segundo lugar, o naan costuma usar mais ingredientes, como ovos, leite ou até iogurte. Esses ingredientes extras adicionam complexidade ao sabor e à textura.

Finalmente, os dois são preparados usando métodos diferentes. Chapati é cozido em uma frigideira comum, enquanto o naan adequado requer o uso de um forno tandoori

Recetia