Gostaria de experimentar algo verdadeiramente único e totalmente saboroso? Então continue lendo e aprenda a preparar um caril caribenho ardente feito com bananas, camarões e pimentas.
Os sabores contrastantes deste curry são o que o torna tão especial. O leite de coco cremoso combina a doçura da banana com o delicado sabor de frutos do mar dos camarões. Então você tem o super picante gorro de pimenta que tenta conquistar seu paladar com sabores jamaicanos ardentes.
Decidimos usar bananas em vez de banana-da-terra nesta receita por dois motivos:
Mas você pode usar bananas para seguir uma abordagem mais tradicional. Apenas saiba que o curry não será tão doce.
No geral, este curry picante não é apenas ultra saboroso, mas também saudável, pois é repleto de vegetais coloridos e frutos do mar saudáveis. O curry sozinho tem 350 calorias, 43% do seu RDI para proteínas e apenas 7% do seu RDI para carboidratos. Pode servir com uma tigela de arroz, ou um pouco de pão, para transformá-lo numa refeição completa.
Estamos muito entusiasmados por você experimentar isso e esperamos que goste tanto quanto nós. Siga nossos passos fáceis abaixo e estará no seu prato em cerca de 30 minutos.
perguntas frequentes
O que posso servir com este caril de camarão?
Este farto prato de curry pode combinar maravilhosamente com muitos acompanhamentos, seja da culinária jamaicana ou menos tradicional.
Os acompanhamentos caribenhos clássicos incluem arroz, bolinhos, inhame e ervilha-boer. Para o arroz, você pode optar por uma tigela de arroz cozido no vapor ou por variações mais saborosas, como arroz de coco, arroz amarelo ou arroz de cogumelos.
Os bolinhos são um alimento básico na culinária jamaicana e são preparados com massa de farinha de trigo, fervidos ou fritos. Você pode fazer as bolas e adicioná-las ao curry fervente, cozinhando-as junto com os outros ingredientes. Temos uma saborosa receita de bolinho de massa sem glúten aqui.
O inhame é uma raiz vegetal amilácea semelhante à batata-doce, e você pode prepará-los da mesma forma que faria com as batatas. Eles são ótimos cozidos, salteados ou assados.
O feijão bóer é outro ingrediente básico nas tradições culinárias caribenhas. Pode cozinhá-los com arroz ou separadamente e depois servir com o caril de bananas.
Pão, como pão sírio, naan ou pão de coco, também é um ótimo complemento para este prato de camarão, pois não requer cozimento extra.
Por fim, se você está cuidando da sua cintura e deseja manter o teor de carboidratos baixo, basta servir este ensopado de coco com verduras, como repolho, ou legumes grelhados, como abóbora, ou com uma simples salada verde.
Banana é igual a banana-da-terra?
Preparámos esta receita de caril de camarão com banana em vez dos tradicionais plátanos porque queríamos dar um sabor mais doce ao prato e equilibrar o picante da malagueta escocesa.
Além disso, como a banana-da-terra é um pouco mais difícil de encontrar nos supermercados, optamos pela banana para que você possa preparar esta receita a qualquer custo.
As bananas-da-terra são menos doces e mais duras do que as bananas devido ao seu maior teor de amido. Eles são usados principalmente para preparar receitas salgadas na culinária caribenha e africana.
Embora você possa comer bananas cruas e cozidas, as bananas-da-terra não têm um gosto bom cru.
A nível nutricional, se compararmos uma chávena de banana-da-terra às rodelas (148g) com uma chávena de bananas-da-terra às rodelas (150g), verificamos que as bananas-da-terra têm uma maior carga glicémica (19 vs 12), mais açúcares (22g vs 18g), ligeiramente menos fibras (3,4g vs 3,9g) e mais carboidratos (47g vs 34g)[1], [2].
No entanto, as bananas têm o dobro da quantidade de vitamina C e quinze vezes mais vitamina A. Na verdade, uma xícara fornece 45% e 33% da ingestão diária recomendada (RDI), respectivamente, contra 22% e 2% da RDI para a mesma quantidade de bananas. [3], [4].
Posso usar camarões congelados?
Se não encontrar camarões frescos, ainda pode preparar este delicioso caril com camarões congelados, crus ou pré-cozidos.
Deixe-os descongelar durante a noite na geladeira ou no balcão da cozinha pela manhã por algumas horas para se livrar da camada protetora de esmalte de água.
Se estiverem crus, adicione-os ao curry seguindo as instruções da etapa 4. Se, em vez disso, já estiverem cozidos, coloque-os no ensopado no final.
Os camarões congelados são mais baratos do que os frescos e podem ser guardados no congelador o tempo que for necessário antes de preparar este prato. Os crus, em vez disso, duram apenas um ou dois dias no máximo na geladeira, então você terá que comprá-los no mesmo dia em que planeja cozinhar esta receita caribenha.
Os camarões frescos, porém, sem dúvida, renderão um curry mais saboroso, pois liberarão todo o seu suco ao ferver na calda de coco, enriquecendo o prato com uma fragrância que você não sentiria nos congelados.