Brioche é um pão tradicional francês enriquecido com manteiga e ovos para uma textura macia e sabor doce. No entanto, ser preparado com farinha e laticínios é impróprio para celíacos ou para quem sofre de intolerância à lactose.
Como na Foodaciously nos esforçamos para ajudá-lo a encontrar a comida que você ama sem compromisso, hoje queremos mostrar a você como preparar um pão de brioche sem laticínios e sem glúten do zero.
Para preparar a massa, usamos uma mistura de farinha sem glúten e goma xantana para evitar que esfarele e ajudar a dar liga.
Em vez de leite e manteiga, optamos pelo leite vegetal de aveia, rico e cremoso, e óleo de coco. Este óleo tropical é um ótimo substituto para a manteiga em assados sem leite, pois possui maior quantidade de gorduras saturadas em comparação com outros óleos vegetais. Essas gorduras dão aquele efeito escamoso de “derreter na boca”.
Em comparação com a receita clássica, reduzimos a proporção de gordura para farinha de 1:2 para 1:3 para que você possa saborear este brioche com menos culpa.
Fazer brioche caseiro fresco é um processo demorado, pois envolve muito amassar e fermentar, mas o resultado vale cada minuto de trabalho! Seu pão terá um sabor muito melhor do que os comprados em lojas e você terá controle total sobre os ingredientes.
Vamos começar!
perguntas frequentes
Quanto tempo dura esse pão francês?
Devido à sua elevada quantidade de gorduras, este brioche dura mais tempo do que o pão clássico e, quando bem armazenado, pode durar até quatro ou cinco dias.
Recomendamos que, depois de assado, deixe o pão esfriar completamente na bancada da cozinha. Em seguida, embrulhe-o em um saco plástico – como um saco zip-lock – espremendo o máximo de ar possível. Ao fazer isso, você bloqueia a umidade para manter o brioche macio.
Guarde o pão embrulhado em local escuro e fresco, como um armário, para evitar que a luz estrague seu brioche. Evite colocar o brioche na geladeira, pois ele adiciona umidade e pode acelerar o crescimento de fungos.
Como alternativa, você pode congelar a massa fermentada para uso posterior ou congelar o pão assado se quiser preservá-lo por semanas.
O que posso usar no lugar do mel?
Para fazer esta receita sem açúcar refinado, trocamos o açúcar branco pelo mel, mas você também pode experimentar outros adoçantes. O xarope de bordo é uma ótima opção, pois tem menos açúcar do que o mel, contém muitos nutrientes e adiciona um sabor delicioso ao brioche.
Como alternativa, você pode usar eritritol ou estévia para um cozimento sem açúcar adequado para pessoas com diabetes.
Adoramos usar eritritol em nossos doces saudáveis, pois esse adoçante natural tem zero calorias e tem um sabor quase tão doce quanto o açúcar branco. Para usá-lo nesta receita de brioche, use-o na proporção de 1:1,3 – então 1 parte de mel (40g) troca por 1,3 parte de eritritol (52g). Confira nossas receitas com eritritol aqui para ver como o usamos.
O que posso usar no lugar do leite de aveia?
Como queríamos fazer esta receita de brioche sem glúten e sem leite, substituímos o leite de vaca por leite de aveia. No entanto, você pode usar qualquer outro leite vegetal, como arroz, cânhamo, soja, coco ou leite de amêndoa, na mesma quantidade.
Os leites de coco e aveia são um dos mais indicados para esta receita, pois são mais cremosos e têm uma consistência mais parecida com o leite comum.
Qual farinha sem glúten devo usar?
Para melhores resultados, recomendamos que você opte por uma mistura de farinha sem glúten. Você pode comprá-lo em sua loja local ou prepará-lo você mesmo. Para bolos fermentados como este brioche, usar apenas um tipo de farinha sem trigo não resultará em uma boa massa com consistência e elasticidade adequadas.
Em vez disso, a combinação de diferentes farinhas sem glúten, como arroz, batata, tapioca, milho e trigo sarraceno, dará o melhor de cada farinha para um cozimento perfeito.
Além disso, devido à falta de glúten, é necessário um aglutinante para manter a massa unida. Então, se a sua mistura de farinha ainda não incluir uma, sugerimos que você adicione goma xantana, como fizemos na receita acima.
Para que serve o brioche?
Este pão francês costuma ser consumido no café da manhã ou como lanche.
Você pode comê-lo sozinho ou com recheios, doces e salgados.
Tente servir este pão de ovo com pastas como geléia, manteiga ou manteiga de nozes. Nossas receitas saudáveis de geléia sem açúcar são perfeitas para este brioche fresco.
Além disso, você pode usar o pão para fazer um sanduíche leve para o almoço, recheando-o com presunto, queijo, atum, tomate ou salada.
Você pode até adicionar frutas secas ou lascas de chocolate à massa para fazer uma receita de sobremesa de massa.