Se você estava com vontade de comer bolinhos de lamber os dedos, mas estava preocupado com o excesso de calorias do óleo de fritura, encontrou a receita certa! A seguir, prepararemos bolinhos de feijão preto com sabor mexicano com pimenta vermelha, coentro e especiarias. É uma receita supersimples pronta em cerca de 30 minutos, e é mais saudável que a tradicional.
A propósito, nossos bolinhos de feijão preto são ambos vegano e Não contém gluten. Ao contrário da receita original, preparamos sem farinha de trigo, leite ou ovos. Em vez disso, optamos por farinha de aveia sem glúten e ovo de linhaça vegan.
Frituras são deliciosamente crocantes, mas com todo aquele óleo, elas se tornam muito ricas em calorias e gorduras. Além disso, é provável que essas gorduras se transformem em Gorduras Trans ao cozinhar em temperaturas tão altas [1]. As gorduras trans são as mais prejudiciais à saúde e você deve evitá-las ou, pelo menos, consumi-las muito esporadicamente.
Para tornar esta receita mais saudável, decidimos assar no forno nossos bolinhos em vez de fritá-los. Nós apenas os pincelamos com um pouquinho de óleo de canola para torná-los crocantes. O resultado são saborosas batatas fritas de feijão preto com metade das calorias e três vezes menos gorduras do que as fritas.
Claro, se você tem comido bem por muitos dias e quer se recompensar com um pouco de fritura, não vamos impedi-lo. Ajuste esta receita como achar melhor! Sugerimos que você frite-os em uma frigideira com um óleo estável, como canola.
Depois de pronto, saboreie esses petiscos crocantes mergulhados em seu molho favorito – ou experimente-os com nossa saudável maionese de caju ou molho de pimenta kebab-shop. Eles também são deliciosos combinados com esta salada de abacate ao estilo mexicano!
E se você está procurando ideias de frituras mais saudáveis, experimente esses hambúrgueres de abobrinha assada, batatas fritas de cenoura ou bolinhos de repolho roxo com chia!
perguntas frequentes
O que servir com bolinhos de feijão?
Nossos bolinhos veganos de feijão preto podem ser apreciados sozinhos como um lanche ou combinados com outros alimentos para formar uma refeição completa.
Aqui estão algumas ideias de serviço para começar:
-
Mergulhe-os em molhos de guacamole e salsa picante, para ficar de acordo com o tema mexicano. Um pouco de queijo derretido por cima ajudaria muito, se você não for vegano ou intolerante a laticínios.
-
Faça uma lancheira com bolinhos de feijão preto, arroz integral e uma peça de fruta.
-
Acompanhe-os com uma salada de verduras frescas com tomates ameixa e um fio de limão
Como fazer bolinhos assados no forno crocantes e não encharcados?
É mais fácil fazer bolinhos crocantes fritando-os do que assando-os no forno. Mas, assar no forno é mais saudável. Então, como podemos tornar esses petiscos de feijão preto crocantes sem comprometer nossa dieta?
Para evitar bolinhos empapados, preste atenção a estes quatro pontos:
Bons bolinhos devem ser crocantes por fora e macios o suficiente por dentro. Se a massa estiver muito líquida, os hambúrgueres não manterão a forma e ficarão encharcados. Se a mistura for muito compacta, o interior ficará seco antes que a crosta se forme.
Para nossos fitters com sabor mexicano, encontramos a consistência certa entre a massa de panqueca e a massa de muffins. Você não deve conseguir moldar a mistura em uma bola, mas ela não deve se espalhar e perder a forma quando achatada em uma assadeira.
Em termos de forma, o bolinho não deve ser nem muito grosso nem muito fino. Descobrimos que 1/3 de polegada (~ 1 cm) é o tamanho certo, mas você pode brincar dependendo da consistência de sua preferência. Quanto mais fina você espalhar a mistura, mais crocante será o resultado. Vice-versa, se você gosta de uma textura mais macia e suculenta, opte por um hambúrguer mais grosso.
Você também deve prestar atenção ao diâmetro, para evitar que o bolinho quebre. Tente espalhar a mistura entre 5 e 8 cm de largura.
Em seguida, você deve definir o forno para a temperatura e o modo corretos. Mais uma vez, queremos cozinhar os bolinhos na medida certa para obter uma cobertura crocante e um miolo suculento. Em nossa receita, assamos de um lado com o modo de ventilação a 215°C (420°F) por 20 minutos e o modo de grelhar por mais 5-7 minutos do outro lado. Se você tiver um forno estático, ajuste-o para 230°C (445°F).
Por fim, ajudaria se você deixasse os bolinhos descansarem em uma grade de resfriamento assim que retirados do forno. Isso garantirá um fluxo de ar adequado ao redor do hambúrguer e evitará que o fundo fique encharcado.
Posso comer bolinhos frios?
O ideal é comê-los ainda quentinho, saindo do forno, depois de alguns minutos esfriando sobre uma gradinha. Mas talvez você tenha preparado isso no almoço e tenha sobrado no jantar. Você ainda pode apreciá-los? Claro, você pode!
Aqui estão algumas dicas que você pode seguir para garantir que esses bolinhos de feijão preto assado no forno mantenham toda a crocância:
-
Se você está comendo as sobras no mesmo dia, não os guarde no frigorífico. A umidade de sua geladeira vai roubar a crocância dos bolinhos. Em vez disso, você deve deixá-los em um rack de resfriamento e desfrutar mais tarde durante o dia.
-
Se você não pode terminá-los em um único dia, armazene-os na geladeira por até 5 dias e aqueça antes de comer. Coloque-os diretamente na grade do forno e aqueça por 5 minutos a 200°C (390°F). Se utilizar um tabuleiro de forno, deve virá-los a meio do tempo.
Que farinhas posso usar para fazer bolinhos sem glúten?
Nossos bolinhos de feijão preto são veganos e sem glúten. Usamos farinha de aveia como substituto sem glúten do trigo.
Adoramos usar aveia em nossas receitas sem glúten, porque é um grão integral repleto de fibras dietéticas solúveis, essenciais para a saúde do coração. Além disso, o uso de farinha de aveia em produtos de panificação fornece umidade e ajuda a manter a massa unida.
Mas existem outras farinhas que você pode usar para fazer bolinhos sem glúten. Aqui estão alguns deles:
-
Farinha de trigo
-
Farinha de arroz
-
Farinha de trigo sarraceno e arroz (mistura 50/50)
-
Farinha de milho. Esta é uma excelente ideia se você quiser se aprofundar no tema sul-americano que escolhemos para esta receita.
-
Farinha de grão de bico, para ainda mais proteínas.