É portátil, nutritivo e traz boas lembranças das férias à beira-mar. O que é? É a nossa nova receita de bolinhos de arroz com frutos do mar!
Inspirados mais uma vez no arancini siciliano, adicionamos um novo membro à nossa família de bolinhos de arroz, recheados de saborosas surpresas.
Nossos arancini de frutos do mar diferem das mordidas de arroz crocantes italianas originais de três maneiras.
Primeiro, fizemos esses bolinhos de arroz sem farinha de rosca. Em vez disso, usamos uma cobertura sem glúten feita com nozes e sementes – para que nossos amigos celíacos possam desfrutar de uma guloseima crocante sem preocupações. Este revestimento é rico em gorduras vegetais saudáveis, vitaminas e minerais, e faz uma crosta muito mais saudável do que a farinha de rosca comum.
Então, demos um pequeno impulso ao arroz. Tal como manda a tradição, cozinhámos arroz Al dente, mas usamos caldo de peixe durante o processo para adicionar sabor de frutos do mar. Além disso, demos um pouco de cor e adicionamos nutrientes ao arroz, misturando-o com um pouco de purê de batata-doce.
Por fim, assamos nossas bolas de risoto em vez de fritá-las, reduzindo as gorduras desnecessárias que, de outra forma, ficariam de molho na cobertura.
O resultado? Um aperitivo saudável com apenas 190 calorias, metade das gorduras e quase 10 gramas de proteínas por croquete.
Siga nossas etapas fáceis abaixo e você estará mordiscando essas guloseimas crocantes rapidamente! Não se esqueça de verificar nossa seção de perguntas frequentes e dicas após a receita, para obter mais informações e ajuda.
perguntas frequentes
Todos os bolinhos de arroz são isentos de glúten?
Nem todos os bolinhos de arroz são isentos de glúten, porque nem todos os bolinhos de arroz usam os mesmos ingredientes e técnicas de cozimento.
Pegue o arancini italiano, por exemplo, e vamos ignorar o recheio por um momento. Os bolinhos de arroz italianos são apenas arroz coberto com Migalhas de pão. A farinha de rosca tradicional não é isenta de glúten, pois é um subproduto do pão de trigo.
Para fazer arancini sem glúten, você pode comprar farinha de rosca sem glúten ou usar uma cobertura diferente, como fizemos em nossos bolinhos de arroz com frutos do mar sem glúten acima. Usámos uma mistura de nozes e sementes, que não só não contém glúten como também é mais nutritiva do que o pão.
Existem bolas de arroz naturalmente sem glúten por aí. Tomemos o onigiri japonês como exemplo. Onigiri usa algas secas nori para envolver o arroz em vez de farinha de rosca. Nori é uma alga nutritiva amplamente utilizada na culinária japonesa e não contém glúten.
Se você não pode comer glúten, não se esqueça de prestar atenção ao que tem dentro. Até o onigiri pode representar um risco para os celíacos se fizerem uso do clássico molho de soja, por exemplo.
Se você gostaria de assar arancini sem glúten, mas não tem certeza se a receita que está procurando é adequada, use esta receita acima e substitua os recheios por qualquer coisa que você goste! Também temos uma receita de arancini vegano que você pode usar como guia.
Você pode fazer bolinhos de arroz com basmati?
O arroz Basmati não é pegajoso o suficiente para fazer bolinhos de arroz. Se você olhar as receitas de arancini ou onigiri japonês, notará que eles usam arroz glutinoso de grão curto, seja sushi ou arroz Arborio.
quando dizemos arroz glutinosonos referimos ao seu pegajoso natureza, e não ao glúten que os celíacos não podem comer.
O arroz Basmati não é glutinoso. Portanto, se você quiser usá-lo para fazer bolinhos de arroz, terá que inventar maneiras de evitar que os bolinhos se desfaçam. Ao fazer nosso arancini de frutos do mar acima, encontramos uma maneira de resolver esse problema.
Embora tenhamos usado Arborio em nossa receita, adicionamos um pouco de purê de batata-doce para realçar o sabor e a cor do arroz. O resultado foi uma mistura incrivelmente glutinosa.
Fazendo o mesmo com o arroz basmati, você pode obter uma pasta pegajosa o suficiente para moldar em bolas. A batata-doce é um vegetal amiláceo que se destaca na elaboração de pratos cremosos, portanto, perfeito para esse fim.
Se estes vegetais alaranjados não forem os seus preferidos, substitua-os por outros vegetais fibrosos. Boas opções são Russets e ouro Yukon batatas (melhores variedades para purês) ou abóbora.
Os bolinhos de arroz com frutos do mar são bons para fazer dieta?
Bolinhos de arroz com frutos do mar que usam ingredientes saudáveis e não são fritos podem ser um lanche satisfatório para pessoas em dieta.
Fazer dieta é mais do que apenas comer carboidratos baixos. Quando em um caminho para perder peso, há muitos fatores a considerar:
-
estamos comendo alimentos balanceados?
-
estamos recebendo fibras suficientes?
-
estamos cortando açúcares adicionados e gorduras não saudáveis?
Na nossa receita de Bolinhos de Arroz com Frutos do Mar, levamos tudo isso em consideração e elaboramos um prato saboroso que não compromete a cintura.
Fazer dieta é sobre moderação. Tudo (exceto o aipo, talvez) pode ter desvantagens se for comido em excesso. Não tenha medo de mergulhar nos perfis nutricionais dos alimentos que você come; conte as calorias e gorduras que você consome e fique dentro dos valores recomendados pela sua dieta.
Concebemos os nossos bolinhos de arroz de marisco a pensar na saúde, tal como fazemos com qualquer outra das nossas receitas. Cada um desses croquetes tem apenas 190 calorias e fornece quase 10 gramas de proteínas. Além disso, em comparação com as receitas clássicas de arancini, um bolinho de arroz tem metade das gorduras e quatro vezes menos gorduras saturadas. Portanto, sinta-se à vontade para incorporar um punhado dessas guloseimas crocantes em seu plano semanal de refeições para perda de peso.
Os bolinhos de arroz podem ser assados em vez de fritos?
Nós pensamos em bolas de arroz deve ser assado em vez de frito. Foi o que fizemos em nossa receita.
Comida frita é deliciosa, mas vale o preço? Claro, comer uma guloseima frita de vez em quando não será a nossa desgraça, mas assar no forno é mais saudável e pode produzir resultados igualmente saborosos e crocantes.
Sempre que possível, recorremos ao nosso forno para tostar os nossos bolos e snacks. Temos também uma air-fryer, que usamos para crocância extra – ou quando estamos com preguiça e não queremos esperar o forno atingir a temperatura desejada!
Para nossos bolinhos de arroz com frutos do mar acima, fritar não seria uma boa opção. Não usamos massa e farinha de rosca tradicionais, mas optamos por uma cobertura de nozes e sementes. Essa mistura é rica em gorduras saudáveis, e os óleos adicionados da fritura estragariam seu sabor delicado e de nozes com graxa desnecessária.
Se preferir fritar estes bolinhos de arroz, sugerimos que utilize pão ralado tradicional em vez da nossa cobertura sem glúten para um melhor resultado.