A compota de maçã pode, sem dúvida, ser usada como substituto do açúcar, como fizemos em nossa receita de biscoitos veganos com compota de maçã acima. Incentivamos você a tentar, caso ainda não o tenha feito. Observe que isso não deixará seus assados tão doces quanto usar uma quantidade equivalente de açúcares adicionados. Vamos dizer-lhe porquê abaixo.
A nossa compota de maçã não contém açúcares adicionados, apenas maçãs e água. Portanto, a quantidade de açúcares na compota de maçã é igual à das próprias maçãs. Em média, 100 gramas de maçã contém 10 gramas de açúcar. Em comparação, 100 gramas de açúcar branco adicionado contém, sem surpresa, 100 gramas de açúcar. Portanto, é seguro dizer que substituir os açúcares brancos por purê de maçã na mesma quantidade resultará em menos açúcares totais na receita.
É importante saber que nem todos os açúcares são iguais. Alguns são mais saudáveis do que outros, muito mais saudáveis. Quando você come açúcar refinado branco, está obtendo 100% de açúcares e nada mais. Em vez disso, frutas como maçãs também carregam nutrientes e fibras essenciais. Esses elementos saudáveis adicionais não são apenas benéficos para você por conta própria. Eles também retardam a digestão e a absorção de açúcares em seu corpo[3]. O resultado é menos açúcar no sangue, um objetivo primordial para pessoas com diabetes e pessoas em dieta para perda de peso. Alimentos que não aumentam o nível de açúcar no sangue excessivamente ou muito rápido são chamados de alimentos de baixo índice glicêmico (baixo IG). Eles são seus amigos.
As maçãs são alimentos com baixo índice glicêmico, portanto, a compota de maçã pode ser um excelente substituto para os açúcares, tanto para pessoas com diabetes quanto para quem segue uma dieta com baixo teor de açúcar.
Agora vamos dar uma olhada em quanto molho de maçã usar ao substituir os açúcares brancos.
Em teoria, se uma receita exigir 50 gramas de açúcar branco e você quiser manter o mesmo, usaria pelo menos 500 gramas de purê de maçã. Na prática, você nunca faria uma coisa dessas. A compota de maçã é muito doce, como frutose tem um gosto mais doce que a glicose[4]. Além disso, a compota de maçã tem um sabor fabuloso, muito melhor do que o açúcar branco comum. Portanto, não há necessidade de adicionar tanto.
Se você está tentando reduzir o consumo de açúcar ou já está seguindo uma dieta com baixo teor de açúcar, basta usar 1:1 de purê de maçã com açúcar e ver como fica. Nós gostamos assim porque quase nunca usamos açúcares brancos em nossa cozinha e estamos acostumados com isso. Você pode ir com 2 a 1 molho de maçã para o açúcar para algo mais doce ou mais.
Se você quiser deixar sua compota de maçã mais doce sem adicionar açúcares refinados, você pode:
-
Use maçãs com maior teor de açúcar, como as variedades Gala ou Fuji.
-
Adicione frutas com alto teor de açúcar na compota de maçã. Por exemplo, você pode adicionar a polpa de um figo para cada quatro maçãs. Adicione o figo à compota de maçã enquanto cozinha e, em seguida, bata tudo no processador de alimentos.
É fundamental ao substituir o açúcar por purê de maçã que você ajuste os líquidos em sua receita de acordo. Se você precisa de uma massa pegajosa e compacta e muito molho de maçã a deixa escorrendo, adicione mais ingredientes sólidos, como farinha ou nozes, nas mesmas proporções usadas na receita.