O arroz Jollof é um prato básico nas regiões da África Ocidental, particularmente na Nigéria e Gana. É um prato de arroz de uma panela cozido com molho de tomate picante e geralmente servido com frango ou outros cortes de carne. Substituímos a carne por feijão fradinho para lhe dar uma saborosa alternativa vegana a esta saborosa refeição.
O que diferencia o arroz Jollof de outros pratos semelhantes é a riqueza do próprio arroz. Ao comer seu curry favorito, você já terminou o condimento antes do arroz? Passar por aquele arroz simples depois de um molho tão saboroso é sempre um pouco decepcionante. Com o arroz Jollof isso não vai acontecer! Aqui deixamos o arroz ferver direto no rico molho de tomate, deixando-o absorver todo o sabor e se fundir com ele.
E não estamos falando de molho de tomate simples aqui. Existem diversas especiarias regionais, ervas e vegetais reunidos neste prato, como o picante scotch bonnet chilli, o quiabo gramado e a pungente raiz de gengibre.
Com uma porção de feijão fradinho, adicionamos uma quantidade generosa de proteínas vegetais ao prato, transformando-o em uma refeição completa de uma panela. Com uma tigela, você obterá 35% de sua RDI de proteína, 35% de sua RDI de fibra e 25% de sua RDI de carboidratos. Perfeitamente equilibrado.
E porque o arroz é tão saboroso, é saboroso quente e frio. Portanto, quer você o coma imediatamente ou coloque-o na lancheira de amanhã, faça um dia alegre com seu arroz Jollof! (desculpe, não resistimos!).
perguntas frequentes
Que tipo de arroz devo usar para fazer Jollof?
A receita tradicional de Jollof usa arroz de grão longo.
O nigeriano Jollof usa arroz de longo ganho parboilizado que foi enxaguado adequadamente para remover o amido extra. Este arroz é menos pegajoso, mas mais encharcado, permitindo que absorva o molho com mais facilidade.
Em vez disso, o ganense Jollof prefere usar arroz de grão longo com maior teor de amido, como o arroz basmati. Este arroz é leve e fofo e não absorve tanto molho.
O arroz Jollof também é um prato famoso em outras regiões da África Ocidental, e todos fazem pequenas alterações nos ingredientes usados. Mas só experimentamos as versões nigeriana e ganense, por isso só falamos delas aqui.
Nesta receita, usamos a versão parboilizada e enxáguamos bem. Por isso, chamamos nosso arroz Jollof de “estilo nigeriano”. Se você estiver usando basmati, pode seguir a mesma receita sem enxaguar o arroz e pode ter que cozinhá-lo um pouco mais.
Portanto, é parboilizado vs basmati. Qual deles você deve escolher? Sugerimos usar a variedade com a qual você está mais familiarizado para não correr o risco de cozinhar demais ou de menos. Se você não tem preferência, opte por qualquer arroz de grão longo que encontrar e ficará bem. A mudança no sabor será mínima.
Se, em vez disso, você quiser fazer parte do grande concurso de quem faz o melhor arroz Jollof, experimente os dois e vote!
Essa receita é saudável?
Os ingredientes do arroz Jollof são por si só saudáveis. Portanto, se você não seguir nenhuma receita que sugira o uso de manteiga em vez de óleo, ficará bem comendo arroz Jollof em quantidades normais e regularmente.
Há coisas que você pode fazer para tornar esta receita ainda mais saudável. Você pode usar uma variedade de arroz integral de grão longo, que é menos processado e tem mais fibras do que o arroz branco. Ou, se você quiser controlar sua ingestão de calorias, faça esta receita ceto substituindo o arroz por florzinhas de couve-flor picadas (também conhecido como arroz de couve-flor) e o feijão por tofu em cubos.
O arroz Jollof é muito picante?
O arroz Jollof é picante, pois usa muitos temperos! Mas também é muito, muito quente.
Um dos ingredientes dominantes nesta receita é o Scotch Bonnet Chilli. Esta pimenta é extremamente quente, especialmente se você mantiver as sementes.
Se você gosta de comida super picante e pode tomá-la, siga em frente e siga nossa receita acima.
Em vez disso, se você quiser diminuir um pouco, remova as sementes antes de picar a pimenta.