Depois do nosso chapati sem glúten, trazemos mais uma alternativa ao clássico indiano roti pão. Diga oi para chapati de abacate! Esta receita é ótima se você quiser roti mais nutritivoe não são alérgicos ao glúten.
A propósito, nossos chapatis de abacate são totalmente vegano, então a maioria de vocês poderá apreciá-los independentemente de suas alergias alimentares. Nossos queridos leitores sem glúten podem conferir nossa outra receita.
Abacate é tão maravilhoso. É uma das poucas frutas ricas em proteínas e é uma boa fonte de vegetais gorduras ômega-3. Ele também está repleto de preciosos antioxidantes, vitaminas e fibras. Graças à sua cremosidade, o abacate é um ótimo substituto para a manteiga e aglutinante para a massa. Então, por que não usá-lo no pão? Bem, é isso que estamos fazendo aqui!
Adicionar abacate ao pão chapati é uma maneira segura de melhorar o perfil nutricional do roti, caso contrário, sem brilho. Afinal, o chapati clássico é só água e farinha. Ao testar diferentes proporções de ingredientes sólidos para líquidos, encontramos a mistura perfeita para tornar este chapati de abacate tão elástico quanto o original, mas mais saboroso (e mais verde!).
Um benefício tangível de comer abacate versus chapati regular é o aumento no consumo de fibras. Cem gramas de abacate tem duas vezes mais fibras do que um peso igual de farinha simples. Comer mais fibras é bom porque você vai se sentir saciado por mais tempo e comendo menos — uma grande virtude para quem está de dieta. Um único de nossos chapati de abacate tem 16% RDI de fibras!
Por fim, usamos uma mistura especial de especiarias indianas para criar nosso super sabor roti. Agora você pode saborear esses pães sírios sozinhos, cobertos com um pouco de azeite e sal, ou com seu prato indiano favorito, como faria com o clássico chapati.
perguntas frequentes
O chapati é vegano?
Sim, o pão chapati indiano é adequado para veganos, pois é preparado com apenas dois ingredientes: farinha e água.
No entanto, a receita clássica geralmente inclui pincelar esses pães com ghee antes de servi-los. Ghee é um tipo de manteiga clarificada e um ingrediente tradicional indiano frequentemente usado como óleo de cozinha. É preparado derretendo a manteiga e depois removendo os sólidos do leite.
Para manter seus chapatis sem laticínios e 100% veganos, você pode pincelá-los com óleo vegetal, como canola, abacate, azeitona ou óleo de coco, em vez de usar ghee.
Como faço para manter esses chapatis de abacate macios?
Você pode manter esses chapatis caseiros frescos por até uma semana. Depois de cozidos, pincele-os com um pouco de azeite, embrulhe-os em papel alumínio e guarde-os em um recipiente hermético. Quando estiver pronto para comer, polvilhe a superfície dos pães sírios com água e aqueça-os no micro-ondas ou em uma frigideira.
Como alternativa, você pode congelá-los por 2 a 4 meses.
Também é uma boa ideia preparar uma grande fornada desses pães de abacate e congelar os discos de massa não cozidos e enrolados. Quando estiver pronto para comer, basta tirá-los do freezer e cozinhá-los rapidamente em uma frigideira seguindo nossa receita.
Dessa forma, você sempre terá chapatis macios preparados na hora.
O que servir com chapati?
Chapatis são um alimento básico na culinária indiana e costumam acompanhar caril, chutneys e pratos dal.
Se você está procurando inspiração, aqui estão algumas ideias saborosas para você: