Fazer iogurte em casa é uma experiência gratificante e satisfatória. Assim como nos assados de fermento, você aproveita os microorganismos e os ajuda a transformar ingredientes comuns em alimentos maravilhosos. Hoje, mostraremos como fazer iogurte de leite de aveia sem usar uma máquina. Tudo que você precisa é de um termômetro.
Se você tiver uma máquina, melhor ainda! Incluiremos instruções abaixo sobre como fazer isso também com uma máquina de iogurte.
Para obter um iogurte espesso e cremoso, precisamos criar o ambiente certo para que as culturas de iogurte prosperem e façam sua mágica. O que precisamos é aquecer. Nossos ingredientes devem ser incubados entre 40°C e 45°C graus (104°F – 113°F), por 6 a 12 horas. Quanto mais constante a temperatura, menor o tempo de incubação.
Uma máquina de iogurte torna tudo isso fácil. Infelizmente, perdemos o nosso durante uma recente remoção de casa. Aproveitamos a oportunidade para fazer iogurte como antigamente.
Existem muitas sugestões online sobre como substituir uma incubadora de iogurte. Experimentamos extensivamente o técnica de banho de água, e estão muito felizes com os resultados. Nosso iogurte é livre de laticínios, vegano, e muito saboroso. A consistência que obtivemos é entre o iogurte grego e o de beber — uma combinação perfeita para granola e fruta.
Depois de ter iogurte, você pode reutilizar parte dele para “reiniciar” o processo e continuar fazendo mais. Nós dizemos a você como fazer isso no pontas na parte inferior da página. Você está animado? Temos certeza! Vamos fazer isso juntos.
perguntas frequentes
Como esterilizar potes de iogurte?
É muito importante esterilizar os frascos ou potes antes de colocar o iogurte. Isso porque você deseja que apenas as culturas bacterianas do fermento proliferem.
Comece limpando os potes com água quente e sabão e depois coloque-os em uma panela funda.
Cubra-os com água, deixe ferver e cozinhe tampado por 15 minutos.
Em seguida, transfira os potes para uma toalha limpa para escorrer o excesso de água. Sem tocar no interior dos potes, feche imediatamente as tampas.
Mantenha os frascos no forno aquecido a 30-50°C (80°-120°F) até o momento de usá-los.
Este iogurte vegetal é saudável?
Fazer seu próprio iogurte do zero significa que você tem controle total sobre os ingredientes.
Os iogurtes vegetais são uma alternativa saudável aos clássicos, pois possuem uma fração das calorias e gorduras.
No entanto, muitas marcas compradas em lojas contêm açúcares e aditivos ocultos, o que pode compensar os benefícios do iogurte vegano.
Em vez disso, nesta receita, tentamos reduzir ao mínimo a lista de ingredientes: usamos leite de aveia sem açúcar, muito pouco amido e um pouco de goma xantana. É isso!
Uma porção de 150g (5oz) deste iogurte caseiro tem apenas 89 kcal e 5g de açúcares e 2,5g de gorduras, que cobrem 6% e 4% de sua ingestão diária recomendada (RDI) para esses nutrientes, respectivamente.
Como engrossar o iogurte caseiro?
Se você quiser deixar seu iogurte vegano espesso e denso, aqui estão alguns truques que você pode tentar:
-
Aumente o teor de gordura
O iogurte clássico é feito com leite integral, que possui maior quantidade de gordura do que as bebidas vegetais. A gordura animal ajuda a deixar o iogurte cremoso. Nesta receita, você pode aumentar a quantidade de gordura adicionando algumas colheres de sopa de óleo de canola ao leite de aveia e mexendo bem antes de aquecê-lo.
-
Aqueça o leite de aveia por mais tempo
Manter o leite a 85°C (185°F) por 10 a 20 minutos ajudará a “desnaturar” melhor as proteínas. Eles vão se desenrolar e ficar soltos, prontos para coagular mais tarde, engrossando o iogurte.
-
Aumente a quantidade de amido
Tentamos usar o mínimo de amido possível. Se isso significa manter a receita o mais crua possível, não nos importamos se nosso iogurte estiver um pouco mais líquido. Ainda é delicioso e saudável!
No entanto, você pode adicionar mais amido para obter um resultado mais espesso. Certifique-se de peneirar e bater em um pouco de leite frio antes de adicioná-lo ao leite na panela.