Este pudim de chia e mirtilo é uma receita rápida para o café da manhã, pronta em pouco mais de 10 minutos. Fizemos com iogurte de soja, sementes de chia, nozes, mirtilos, tâmaras e um pouco de leite de amêndoa. Isso é vegano e nutritivoperfeito para qualquer dieta!
Concebemos esta receita para aumentar o seu gorduras ômega-3 e proteínas ingestão. Comer alimentos ricos em proteínas pela manhã pode ajudar a perder peso, reduzindo a fome e promovendo o crescimento muscular[1]. As gorduras ômega-3 fornecem mais benefícios a longo prazo, como a redução do risco de desenvolver doenças cardíacas [2].
Então pegamos algumas sementes de chia e nozes, ambas ricas fontes de ômega-3 e proteínas, e as colocamos em nosso pudim de mirtilo. A propósito, você também pode usar sementes de linhaça com ou como alternativa às sementes de chia, pois são outra excelente fonte de ácidos graxos ômega-3 de origem vegetal.
Para fazer o pudim vegano, usamos livre de laticínios leite e iogurte. Optamos por leite de amêndoa e iogurte de soja, mas fique à vontade para escolher o tipo que preferir.
Finalmente, fizemos esta receita sem xarope de bordo, mel, ou açúcares adicionados. Em vez disso, adicionamos algumas tâmaras no liquidificador e obtivemos toda a doçura natural de que precisávamos. Adoramos tâmaras e as usamos praticamente em todos os lugares. Até fizemos caramelo puro usando nada além de tâmaras! É um dos nossos experimentos mais legais e bem-sucedidos. A propósito, imagine colocar uma colherada daquele caramelo gostoso nesse pudim de mirtilo… Hum!
No geral, uma porção deste pudim matinal lhe dará 24% RDI para proteínas, 35% RDI para fibras, 7% RDI para carboidratos, e apenas 270 calorias. Você também receberá 3900mg de ALA ômega-3, que é mais de 200% do seu RDI. Seu corpo vai adorar, e achamos que sua barriga também!
perguntas frequentes
Esse pudim de chia é bom para emagrecer?
Existem muitas maneiras de promover a perda ou controle de peso. Uma maneira segura de fazer isso é comendo alimentos saudáveis com propriedades para reduzir a fome.
Usar ingredientes ricos em fibras é a nossa maneira favorita de criar receitas para perder peso. Acreditamos nessa abordagem e, de fato, fizemos nosso primeiro livro de planos de refeições com base nesse princípio científico simples, mas eficaz.
Outra maneira de reduzir o apetite e evitar comer demais ou fazer lanches durante o dia é consumir alimentos ricos em proteínas antes da refeição principal, como no café da manhã.
Bem, este pudim de chia é rico em proteínas e fibras! Além disso, não contém açúcar e usa apenas ingredientes saudáveis. Portanto, este item de café da manhã é um complemento absoluto para o seu menu matinal e uma maneira brilhante de perder peso.
Este pudim de chia é keto?
Embora não tenhamos usado açúcares adicionados em nossa receita de pudim de mirtilo, adicionamos algumas tâmaras para dar sabor extra e doçura natural. Tâmaras não são tecnicamente permitidas na dieta cetônica restrita em carboidratos.
Mas como usamos apenas uma tâmara por porção, você pode omitir com segurança as tâmaras desta receita e fazer este pudim de chia 100% ceto.
Ao longo dos anos, criamos algumas receitas cetônicas que também são perfeitamente saudáveis. Confira aqui.
Posso comer este pudim de Chia se tiver diabetes?
Sim, porque não adicionamos açúcar à nossa receita. Em vez disso, usamos apenas datas com IG e CG médio-baixo.
Cada porção (tigela/copo) deste pudim utiliza apenas uma tâmara. Este fato, combinado com a baixa pontuação GI das datas, significa que as pessoas com diabetes podem desfrutar disso sem problemas.
Pudim de chia é recheio?
O pudim de chia é bastante recheado porque as sementes de chia têm proteínas e fibras. Proteínas e fibras reduzem a sensação de fome, uma consequência frequentemente associada a “sentir-se cheio” após uma refeição.
Eles o fazem por caminhos diferentes. As fibras fazem isso retardando a digestão dos alimentos. Em vez disso, as proteínas induzem a liberação de hormônios que controlam a fome [3].
Mas a beleza das refeições ricas em fibras e ricas em proteínas é que elas não exigem excessos para diminuir nosso apetite.
Portanto, podemos nos sentir cheios e saciados comendo menos alimentos se esses alimentos forem ricos em fibras ou proteínas.