As hopias filipinas de feijão mungo são pequenos bolos folhados com recheio de feijão mungo doce. Hoje, mostraremos como prepare estes pastéis do zero, recheio e massa inclusos! É uma receita que dá um pouco de trabalho, mas valerá totalmente a pena. Então, vamos direto ao assunto!
Os bolos Hopia são um doce doce filipino amado, mas na verdade têm origens chinesas. O termo hopia deriva da palavra chinesa Hokkien “ho-pia”, que significa “boa massa” e se refere a um bolo redondo.
Os recheios mais comuns que você pode encontrar nas hopias filipinas incluem geléia de inhame roxo (conhecida como ube halaya), pasta de feijão mungo doce e melão salgado.
Fizemos uma receita de hopia com recheio ube e adoramos. Então, decidimos experimentar a pasta de feijão mungo a seguir!
Hopia feita com pasta de feijão mungo é chamada hopiang munggo em filipino. Este bolo plano tem um recheio doce feito de feijão mungo amarelo e uma casca de massa folhada. Isso é crocante, friável e cheio de sabor – tão bom!
Para o recheio de feijão doce, você vai precisar feijão mungo amarelo, também chamado de munggo ou monggo dal, mais açúcar, sal e óleo. Para fazer a pasta de feijão, você deve cozinhar o purê de feijão em uma frigideira seca até virar uma pasta densa, semelhante a massa de biscoito.
Mostramos como fazer isso em nossa receita de pasta de feijão mungo doce. Lá você encontra todas as instruções, além de dicas extras!
Quanto à massa, as hopias costumam ter um casca escamosa de massa de pastel que se assemelha a uma massa quebrada, mas algumas variações também podem vir com uma crosta semelhante a um bolo.
Em nossa receita, usamos massa de pastel e mostraremos como prepará-la do zero usando apenas farinha, óleo e água. Não precisa de manteiga!
O preparo da massa de lúpulo segue o método de massa folhada chinesa. Primeira vez ouvindo sobre isso?
A massa folhada chinesa é feita dobrando e desenrolando repetidamente camadas alternadas de uma “massa de água” e “massa de óleo” para fazer uma crosta leve e escamosa.
O processo é semelhante à laminação em massa folhada para croissants, mas não envolve levedar a massa porque não há fermento.
E em vez de usar manteiga para a camada de gordura, você usará um “massa de óleo“, uma pasta feita com farinha e óleo que tem a consistência de pasta de amendoim.
Preparar a massa do zero levará algum tempo, pois você deve resfriá-la entre as rodadas de laminação. Mas seu esforço será recompensado: você terá bolos de hopia ultra escamosos com um delicioso recheio de feijão!
Você vai amá-los!