Esses muffins veganos de mochi com gotas de chocolate podem se parecer com seus muffins comuns, mas são surpreendentemente macios e pegajosos por dentro. Isso tudo graças à milagrosa farinha de arroz glutinoso japonesa, também conhecida como mochiko. Então, se você quiser experimentar algo novo e absolutamente delicioso para o seu próximo café da manhã, experimente!
A farinha Mochiko é feita de arroz glutinoso moído, um tipo de arroz pegajoso japonês chamado mochigome. Mochiko é tradicionalmente usado para preparar bolos de arroz doce japoneses, chamados de bolas de mochi, mas é um ingrediente tão versátil que você pode usá-lo em muitos outros doces e assados.
O incrível da farinha de arroz glutinoso é que ela fica incrivelmente mastigável e pegajosa quando cozida com água. É uma sensação e textura totalmente novas em comparação com a farinha de arroz clássica.
Usamos farinha mochi para fazer waffles mochi, biscoitos mochi e até pão mochi, e adoramos os resultados. Então, decidimos revisitar a receita clássica de muffins de chocolate e fazer deliciosos muffins de mochiko veganos e sem glúten.
Você pode encontrar farinha de mochi em sua loja de comida asiática local ou online. Certifique-se de comprar farinha de arroz glutinoso e não farinha de arroz comum, pois os dois parecem idênticos, mas produzem resultados completamente diferentes.
Para fazer a massa do muffin mochi, você também precisará de amido, fermento em pó, óleo vegetal e leite vegetal. E se você usar lascas de chocolate amargo sem leite, poderá fazer muffins de arroz 100% veganos e sem glúten.
Basta misturar os ingredientes, dividir a massa entre as forminhas e assar os muffins até dourar. Seus muffins de mochi ficarão levemente crocantes por fora e deliciosamente pegajosos por dentro – tudo junto com a delícia de lascas de chocolate derretido. Oh meu Deus!
E como ficam prontos em apenas 30 minutos, podem estar na sua barriga num piscar de olhos. Parece bom? Vamos fazê-los juntos!