Você sabia que para cada duas colheres de geléia de laranja clássica que você ingere, você está comendo uma colher cheia de açúcar branco? Diga não a isso! Hoje mostraremos como fazer uma geleia de laranja suave completamente sem açúcar e sem usar pectina artificial.
De todas as compotas caseiras, a marmelada de laranja é provavelmente a mais complicada. Não se preocupe, testamos esta receita extensivamente e compartilharemos com você tudo o que aprendemos para ajudá-lo a obter ótimos resultados enquanto se diverte.
Em primeiro lugar, a tradicional compota de laranja requer um certo tipo de laranja. Para obter uma geléia espessa, você precisa usar laranjas amargas e ricas em pectina, como a variedade Sevilha. Como nem sempre são fáceis de encontrar, ajustamos nossa receita para trabalho com qualquer laranja. Mas recomendamos que você escolha uma variedade doce para minimizar a quantidade de adoçante necessária.
As laranjas de Sevilha funcionam muito bem porque têm muitas sementes e pedaços brancos ricos em pectina. Na receita clássica de marmelada (aquela com pedaços), você coloca esses pedaços ricos em pectina em uma gaze e deixa cozinhar com o restante dos ingredientes. O problema é que esses pedacinhos também são as partes mais amargas da laranja. É por isso que na receita clássica se usa tanto açúcar: para compensar (e para conservar).
Nossa receita não leva os pedacinhos brancos da laranja, então não precisaremos adoçar muito. Dependendo da variedade de laranjas que você escolheu, pode ser que você não precise usar adoçante. Nas etapas abaixo, mostraremos como adoçar a geléia usando eritritol (um adoçante seguro que contém zero açúcar).
Então, como deixamos a geléia grossa, sem açúcar e pectina? Usamos amido (batata ou milho), assim como fizemos para nossa outra geléia de morango sem pectina. Essa técnica funciona de maneira brilhante e é muito fácil de aplicar. Também testamos a receita com purê de maçã e descobrimos que é uma excelente opção também. Confira a Seção de perguntas frequentes abaixo, onde explicamos como usar purê de maçã em vez de amido. Lembre-se de verificar o Pontas seção também para conselhos mais úteis.
No geral, estamos muito satisfeitos com esta geléia de laranja suave. É mais fácil para fazer do que a clássica geléia de laranja com pedaços, pois envolve menos etapas. é mais saudável porque contém zero açúcares refinados. E os seus mais acessibilidade pois você pode prepará-lo com qualquer variedade de laranjas.
OBSERVAÇÃO: Os ingredientes padrão rendem cerca de 600g (1,3 lbs) de geléia de laranja, o suficiente para rechear dois potes de 300g (10 onças). Nós calculamos que uma porção é de 30g (1 oz).
perguntas frequentes
Como esterilizar frascos para conservas?
Esterilize os potes de geléia e as tampas, primeiro limpando-os com sabão e enxaguando bem. Agora mergulhe-os em uma panela funda com água fria e ligue o fogo.
Leve a água quase à fervura e mantenha os potes bem tampados por 15 minutos.
Deixe as tampas secarem sobre uma gradinha e transfira os potes para o forno pré-aquecido a 160°C (320°F). Não toque no interior do frasco e no fundo da tampa com as mãos desprotegidas para evitar contaminação.
Como preparar laranjas mais rápido na hora de fazer geléia?
Fazer geléia de laranja requer um pouco de trabalho de preparação. As laranjas têm muitas partes; alguns deles você precisa, outros não. Limpar laranjas leva tempo, mas aqui vamos dar algumas dicas para agilizar o processo.
Em primeiro lugar, estas são as partes de laranja que você precisará isolar ao fazer geléias de laranja:
-
pele (ou casca)
-
miolo (a parte branca sob a casca da laranja)
-
os gomos de laranja (a carne)
-
os pedaços brancos e sementes entre os segmentos
Você sempre descarta a medula, pois é muito amarga. Na receita tradicional, coloca-se os pedacinhos brancos e as sementes numa gaze para engrossar a compota. Em nossa receita, usamos um método alternativo, então você também pode descartar essas partes.
Ok, agora vamos ver como podemos limpar uma laranja mais rápido.
Como tirar a casca da laranja mais rápido. Em vez de descascar a laranja como faria com uma maçã, use um ralador. Dê um único golpe com o ralador em uma seção intocada da pele, gire-a e continue na próxima seção. Faça isso até ralar toda a laranja. Por que apenas um golpe? É porque você não quer ralar a parte branca da casca (a que fica embaixo da casca da laranja), pois é muito amarga.
Como extrair a polpa da laranja mais rápido. Depois de descartar o caroço, você tem o caroço da laranja em suas mãos. O próximo objetivo é pegar a carne (os segmentos) e isolar as sementes e os pedaços brancos. Como em nossa receita acima descartamos essas duas últimas partes, você pode fazer o seguinte:
-
Esprema a laranja
-
Recolher o suco
-
Raspe o interior da laranja espremida
-
Coloque a polpa e pedaços raspados em uma peneira média.
-
Pressione a polpa com as costas de uma colher e recolha a polpa da laranja.
-
Descarte os pedaços brancos e as sementes que estão na peneira.
Quando tornamos as coisas rápidas, perdemos alguma precisão. Às vezes, vale a pena se o resultado ainda for bom. Se você está fazendo muita geléia de laranja e não quer gastar uma hora ou mais limpando as laranjas, esses truques podem salvar sua tarde!
Como posso fazer geléia de laranja sem açúcar sem pectina?
Se você não quiser usar pectina ao fazer geléias, precisará de uma maneira diferente de engrossar a geléia. Até o momento, usamos quatro ingredientes para substituir a pectina, em quatro receitas diferentes de geléia.
Aqui estão os espessantes que você pode usar:
Compota de laranja vs marmelada de laranja: qual é a diferença?
Tecnicamente, uma geléia contém apenas a polpa da fruta, enquanto a marmelada contém a polpa e a casca (a casca). Você costuma fazer marmeladas com frutas cítricas, como laranja.
Pode-se dizer que as marmeladas são um subgrupo das geleias porque todas as marmeladas são geleias, mas nem todas as marmeladas são marmelada.
Algumas marmeladas são lisas (a pele se mistura com a carne em uma geleia suave), enquanto outras têm pedaços.
Nossa geléia de laranja acima é uma marmelada suave porque usamos a casca e a polpa das laranjas e misturamos tudo.
Quais são as melhores laranjas?
Na tradicional marmelada de laranja, é preciso usar laranjas ricas em pectina. As laranjas de Sevilha são a escolha padrão.
Essas laranjas têm sementes e pedaços brancos incrivelmente amargos. Esses são os pedaços que contêm pectina, que é responsável por fazer geléias espessas e gelatinosas.
Porque na nossa compota de laranja usamos uma forma diferente de engrossar a compota, pode usar a variedade de laranja que tiver à mão. Sugerimos que você selecione uma variedade doce e outra sem sementes.
Uma laranja doce reduzirá a quantidade de adoçante que você precisa usar em nossa receita, enquanto uma variedade sem sementes será mais fácil de limpar.