tão fácil macarrão vegano “sem creme” é feito com cogumelos salteados em pimenta, canela e cravo e um delicioso molho de tahine para revestir o fusilli integral. Tudo coberto com nozes para um acabamento crocante.
O macarrão com molho cremoso de cogumelos é um ótimo clássico italiano, mas geralmente é preparado com creme, o que não é adequado para veganos ou pessoas com intolerância à lactose.
Nesta receita, ao invés disso, substituímos o creme de leite por tahini, uma pasta de gergelim suave e saborosa que é perfeita para fazer um molho vegano. Usar macarrão integral em vez do comum aumenta a ingestão de fibras e adiciona uma textura rica ao prato.
Prepare isso receita saudável e embalá-lo para o seu próximo almoço de trabalho, pois proporciona uma refeição nutritiva e equilibrada graças à combinação de cogumelos, sésamo e nozes.
Na verdade, os cogumelos são uma grande fonte de proteína vegetal e são embalados com vitamina D, fibras e minerais.
A pasta de tahini é rica em cálcio, vitaminas do complexo B, gorduras insaturadas saudáveis e proteínas. Você pode obter todo o poder nutricional das sementes de gergelim se usar pasta de tahine orgânica crua. Finalmente, as nozes fornecem ácidos graxos essenciais ômega-3 e ferro.
perguntas frequentes
Quais cogumelos posso usar para esta massa vegana?
Nesta receita, usamos cogumelos Shiitake por seu sabor defumado, textura carnuda e propriedades benéficas.
No entanto, você pode definitivamente trocá-los por outras variedades, como Portobello, porcini, castanha, ostra, chanterelle ou cogumelos brancos simples.
Além disso, se você tiver alguns cogumelos secos em seu armário, esta receita também é ótima para eles. Apenas lembre-se de usar um terço da quantidade e reidratá-los deixando-os de molho em água por cerca de 20 minutos. Em seguida, adicione-os aos outros ingredientes seguindo nossa receita acima.
Que tipo de massa devo usar?
Para deixar essa receita ainda mais saudável, usamos a massa integral, que contém três vezes mais fibras do que a branca comum. Além disso, grama por grama, tem menos calorias, tornando-se o ingrediente perfeito em dietas de perda de peso.
A massa branca geralmente é um produto processado mais refinado, onde a casca externa do grão de trigo é removida e, com ela, os nutrientes essenciais são perdidos.
As fibras da massa integral mantêm a sensação de saciedade por mais tempo e retardam a digestão e o metabolismo de outros nutrientes. Dessa forma, você comerá menos durante o dia, consumindo menos calorias no geral.
Em termos de formas de massa, recomendamos um tipo de massa curta, como penne, fusilli, rigatoni ou farfalle. Assim, eles segurarão melhor o molho cremoso de tahine.
Como posso fazer um molho de macarrão cremoso com ingredientes veganos?
Se você segue uma dieta vegana, tem intolerância à lactose ou alergia ao leite, há muitas maneiras de fazer um molho cremoso para macarrão sem usar laticínios.
Nesta receita, usamos pasta de gergelim cru, ou seja, tahini. Quando você dilui este ingrediente fantástico com um pouco de água, ele se transforma em um saboroso e rico molho de macarrão que você pode adicionar a quase todos os pratos.
Além do tahini, outras ótimas alternativas sem leite ao creme, creme duplo, manteiga ou creme fraiche são:
-
purê de abacate
-
Tofu sedoso, como nesta receita cremosa de risoto de abobrinha
-
Leite de côco
-
Iogurte, como iogurte de soja ou coco
-
Hummus, como nesta receita de macarrão com hummus de couve
-
Leite à base de plantas, como leite de amêndoa, soja, aveia ou cânhamo, misturado com um pouco de batata ou amido de milho e adicionado aos ingredientes da massa. Com o calor, o amido formará um molho espesso, denso e cremoso.