Iniciante de fermento simples – minha receita para pão delicioso

Aprenda a fazer e alimentar sua própria massa de fermento, permitindo que você crie os mais tentadores pães, massa de pizza, rosquinhas, panquecas e até pretzels caseiros. Tudo o que você precisa são dois ingredientes, uma jarra de vidro e você está no caminho certo para desvendar a magia de uma entrada de fermento.

Um frasco de vidro com entradas de fermento de trigo.
Índice: tudo o que você precisa saber sobre esta receita

esconder

Destaques do Sourdough Starter

Assar com uma entrada de fermento dá ao seu pão um sabor picante que apenas as entradas frescas podem criar. Ele também quebra o glúten, facilitando a digestão e permanece fresco 2 a 3 vezes mais do que os pães prontos.

Requer apenas dois ingredientes e alguns minutos para preparar; envolva sua família ou colegas de casa e transforme-o em um projeto para que todos possam aprender e crescer.

Depois de reservar um tempo para ativar seu starter, dar um bom nome a ele e trazê-lo para casa, o resto é moleza e uma coisa saborosa da qual se orgulhar.

Quer você seja um padeiro experiente ou não, há tantas maneiras diferentes de usar fermento natural que você poderá arregaçar as mangas e ser criativo.

Depois de assar com uma massa fermentada fresca, você se perguntará por que nunca fez isso antes, pois os resultados serão incríveis.

Ingredientes iniciais de fermento que você precisará e notas

  • Toda farinha de trigo: A farinha de trigo integral ajuda a iniciar o processo de fermentação mais rapidamente do que se usasse farinha comum. Você pode substituir isso por farinha de trigo; no entanto, você precisará adicionar um ou dois dias no processo de fermentação.
  • Água morna: A água deve estar a 75 ℉ (24 ℃). Para ter certeza da temperatura, é melhor usar um termômetro de cozinha para verificar.
  • Farinha de uso geral: A farinha de uso geral é usada para alimentar o starter de fermento, pois não é apenas econômica, mas confiável e fácil de usar.

Instruções para iniciantes de fermento passo a passo

  1. Dia 1 – Faça o Starter

    Adicione a farinha de trigo integral com água morna em um pote de vidro estéril, misturando com um garfo de inox ou de madeira até ficar homogêneo. Cubra levemente o frasco, deixando-o descansar em um local quente na cozinha a aproximadamente 75 ℉ (24 ℃).

    Dica Profissional: A temperatura é a chave para criar o melhor starter de fermento, certifique-se de manter a temperatura em 75 ℉ (24 ℃).

  2. Dia 2 – Após 24 horas

    Você notará pequenas bolhas começando a aparecer em cima de sua partida, o que significa que você começou bem. As bolhas significam que está começando a fermentar. Nada mais é necessário nas próximas 24 horas. Basta deixá-lo levemente coberto no mesmo local quente.

  3. Dia 3 – É hora da alimentação

    Para começar, retire e descarte metade do conteúdo no fermento, ficando com 4 colheres de sopa (60 g). Nesse ponto, a textura do iniciador será muito elástica ou elástica. Use um garfo para misturar a farinha de trigo e a água morna, misturando até ficar homogêneo. Cubra levemente o pote de vidro, deixando-o no mesmo local quente da sua cozinha por mais 24 horas.

  4. Dia 4, 5 e 6 – Repetir

    Repita as etapas de alimentação de descartar metade e misturar a farinha de trigo com água morna a cada 24 horas durante esses três dias. O objetivo é dobrar o tamanho do seu starter, é assim que você sabe que está pronto para usar.

  5. Dia 7 – Hora de começar

    Nesse dia, o starter deve ter dobrado de tamanho, com bolhas grandes e pequenas em todo o starter.

    Dica Profissional: Se o starter não tiver dobrado de tamanho no sétimo dia, repita as etapas de alimentação, deixando-o por mais um ou dois dias, se necessário, até que tenha dobrado de tamanho.

dicas de receitas

Planeje com antecedência para ter um iniciador de fermento estável, você precisará de 7 a 8 dias para prepará-lo.

Use um pedaço de fita ou um marcador apagável para anotar onde seu iniciador começou para saber facilmente quando dobrou de tamanho.

É uma prática recomendada usar um termômetro de cozinha de leitura instantânea para verificar as temperaturas da sala e da água ao fazer uma entrada de fermento.

Certifique-se de medir os ingredientes adequadamente para que o iniciador reaja, fermente e seja ativo.

Instruções de armazenamento e alimentação

Armazenando e mantendo seu starter vivo: Se você assar muito, pode deixá-lo em temperatura ambiente e alimentá-lo diariamente. Se você planeja assar apenas de vez em quando, pode armazená-lo na geladeira e alimentá-lo semanalmente.

perguntas frequentes

O que há de especial no fermento natural?

Fazer um fermento natural transforma a água e a farinha em uma jarra cheia de fermento selvagem e bactérias benéficas. O starter atrai o fermento selvagem do ambiente, bem como o trigo que você lhe dá. Isso confere um sabor “azedo” único ao pão, bem como uma crosta crocante e bolsas de ar fofas.

Por que tigelas ou utensílios de metal não devem ser usados ​​ao fazer fermento de fermento?

O metal reage com os produtos químicos ácidos nos starters de massa fermentada, fazendo com que eles não cresçam adequadamente, e a massa fermentada pode realmente absorver as toxinas dos metais, transferindo-as para a comida. O aço inoxidável é bom para usar, desde que não tenha um revestimento de metal.

Como deve ser uma entrada de fermento saudável?

Veja como é desenvolvido para verificar se você tem um starter ativo; deve ter dobrado de volume quando você o alimentou. A superfície também deve ser bastante espumosa e ligeiramente espumosa.

O que acontece se você deixar o starter de massa fermentada por muito tempo?

Se você esquecer o starter por um longo período de tempo, ele desenvolverá mofo ou mostrará sinais de ter sido invadido por bactérias nocivas. O mofo pode aparecer em uma variedade de tons e geralmente tem uma aparência difusa. Uma tonalidade ou listra laranja ou rosa indica bactérias ruins.

Como posso manter meu starter de fermento vivo?

Se você assar muito, pode deixá-lo em temperatura ambiente e alimentá-lo diariamente. Se você planeja assar apenas de vez em quando, pode armazená-lo na geladeira e alimentá-lo semanalmente.

O que é o líquido marrom em cima da minha entrada de fermento?

Este líquido marrom inofensivo é chamado de “hooch” e é o resultado líquido da formação de álcool à medida que o starter fermenta. Também é um sinal de que seu starter está chegando perto da hora de se alimentar. Basta despejar o líquido e começar a alimentar.

Como faço para substituir o fermento instantâneo pelo fermento natural?

100 g de fermento natural = 7 g de fermento instantâneo (1 embalagem). Se a receita pedir 7 g de fermento instantâneo, acrescente 100 g de massa fermentada e reduza 50 g de farinha e 50 g de água. Tenha em mente que os tempos de crescimento serão mais longos, quase o dobro em relação à receita original.

Links de receitas de pão que você vai adorar

Cartão de Receitas 📖

Um frasco de vidro com entradas de fermento de trigo

Entrada Simples de Massa Sourdough

4bfbc9e402357244c9447e3ee7748827?s=30&d=mm&r=gJennifer Dodd

Aprenda a fazer e alimentar sua própria massa de fermento, permitindo que você crie os mais tentadores pães, massa de pizza, rosquinhas, panquecas e até pretzels caseiros. Tudo o que você precisa são dois ingredientes, uma jarra de vidro e você está no caminho certo para desvendar a magia de uma entrada de fermento.

Tempo de preparação 15 minutos

Tempo de descanso 7 d

Tempo total 7 d 15 minutos

Porções 12 colheres de sopa, ¾ xícaras (180g)

Instruções

Dia 1 – Faça o Starter

  • Adicione ½ xícara (60g) de farinha de trigo integral com ¼ xícara (60 ml g) de água morna 75 ℉ (24 ℃) a uma jarra de vidro estéril de 1 galão (3,75 litros), misturando com um garfo de madeira ou aço inoxidável até ficar homogêneo. Cubra levemente o frasco, deixando-o descansar em um local quente na cozinha a aproximadamente ℉ (24 ℃) por 24 horas.

Dia 2 – Após 24 horas

  • Você notará pequenas bolhas aparecendo em cima de sua partida, o que significa que você começou bem. As bolhas significam que está começando a fermentar. Nada mais é necessário nas próximas 24 horas; apenas deixe-o levemente coberto no mesmo local quente.

Dia 3 – É hora da alimentação

  • Para começar, retire e descarte metade do conteúdo no fermento, ficando com 4 colheres de sopa (60 g). Nesse ponto, a textura do iniciador será muito elástica ou elástica. Use um garfo de aço inoxidável ou madeira para misturar ½ xícara (60 g) de farinha de trigo com ¼ xícara (60 ml) de água morna, misturando até ficar homogêneo. Cubra levemente o pote de vidro, deixando-o no mesmo local quente da sua cozinha por mais 24 horas.

Dia 7 – Hora de começar

  • Nesse dia, o starter deve ter dobrado de tamanho, com bolhas grandes e pequenas em todo o starter. Agora você está pronto para começar a assar um belo pão. Observação: Se o starter não tiver dobrado de tamanho no sétimo dia, repita as etapas de alimentação, deixando-o por mais um ou dois dias, se necessário, até que tenha dobrado de tamanho.

Armazenando e mantendo seu starter vivo: Se você assar muito, pode deixá-lo em temperatura ambiente e alimentá-lo diariamente. Se você planeja assar apenas de vez em quando, pode armazená-lo na geladeira e alimentá-lo semanalmente.
Usando seu iniciador:

  • Da geladeira: Se o seu starter estiver armazenado na geladeira, retire-o, alimente o starter na noite anterior, deixando-o em temperatura ambiente durante a noite e você estará pronto para assar.
  • Temperatura do quarto: Se o seu starter já estiver em temperatura ambiente, simplesmente continue sua programação de alimentação.

Dicas extras:

  • Planejar com antecedência! O fermento natural precisa de 7 dias para ficar pronto para uso.
  • Use um pedaço de fita ou um marcador apagável para anotar onde seu iniciador começou para saber facilmente quando dobrou de tamanho.
  • É uma prática recomendada usar um termômetro de cozinha de leitura instantânea para verificar as temperaturas da sala e da água ao fazer uma entrada de fermento.


Se você estiver fazendo esta receita, leia todo o conteúdo da postagem para obter muitas dicas, truques, variações e perguntas frequentes.

★ Você fez esta receita? Não se esqueça de dar uma classificação por estrelas abaixo!

Observe que as informações nutricionais são uma estimativa aproximada e podem variar dependendo dos produtos utilizados. A nutrição é para toda a casca da torta.

Nutrição

Calorias: 94kcalCarboidratos: 20gProteína: 3gGordo: 0,3gGordura saturada: 0,1gGordura poliinsaturada: 0,1gGordura monoinsaturada: 0,03gSódio: 2mgPotássio: 41mgFibra: 1gAçúcar: 0,1gVitamina A: 0,5UICálcio: 6mgFerro: 1mg

Você fez esta receita? Quero ver suas fotos gostosas!Marque @mommyshomecooking no Instagram e use a hashtag #mommyshomecooking ou participe do meu grupo privado no Facebook

Curso Pão

Cozinha americano

calorias 94

Palavra-chave Pão sem ovo Sourdough Starter

Interações do Leitor

Este site usa o Akismet para reduzir o spam. Saiba como seus dados de comentários são processados.

Source