O goulash húngaro é um dos ensopados mais deliciosos que já experimentamos; é reconfortante, saudável e cheio de sabor – tudo o que você precisa de uma sopa quente de inverno. Hoje, mostraremos como você pode fazer goulash vegano usando feijão vermelho e cogumelos. Vamos pular nisso!
Para o nosso goulash à base de plantas, fizemos uma base de cebola roxa caramelizada com páprica e sementes de alcaravia. Em seguida, adicionamos batatas, cenouras, tomates e feijões. Por fim, fervemos tudo com caldo de legumes até ficar macio. O resultado é um ensopado de dar água na boca com um caldo espesso e escuro e notas picantes e aromáticas.
O clássico goulash húngaro não é vegano, pois é preparado com cubos de carne bovina ou de carneiro fritos em banha. É um prato antigo originalmente consumido por pastores e armazenado em sacos de estômago de ovelha. Na nossa receita mantivemos todos os ingredientes tradicionais, mas trocámos a carne por alternativas à base de plantas. Escolhemos o feijão vermelho como fonte de proteínas e os cogumelos pela sua textura e sabor “carnudo”.
A alma de um bom goulash está na páprica. É terroso, apimentado e dá à sopa uma cor vermelha escura distinta. Você pode usar páprica doce para um sabor mais suave ou ir com páprica quente para um acabamento mais picante. Como gostamos do nosso ensopado ousado e ardente, também adicionamos gorros escoceses picados. Eles são bastante picantes, então remova as sementes antes de usá-los ou opte por pimentas vermelhas mais suaves, como olho de pássaro ou pimenta de Caiena.
Para engrossar o caldo de goulash, usamos algumas colheres de sopa de amido. No ensopado clássico, o colágeno encontrado na carne escorre para o caldo, engrossando lentamente a sopa. Algumas receitas veganas usam farinha, mas optamos pelo amido para manter o goulash também Não contém gluten. Você pode usar amido de batata, milho ou araruta; dissolva-o primeiro em um pouco de água fria e depois adicione-o à sopa. À medida que cozinha, engrossa rapidamente o goulash – fácil!
Uma tigela deste ensopado vegano tem menos de 400 caloriase cobre 35% RDI de proteínas e 70% RDI de fibras, tudo com um terço das gorduras em comparação com um goulash à base de carne. Aprecie-o com pão torrado ou coloque-o em uma cama de macarrão de ovo pequeno, estilo húngaro.