Na receita de hoje, mostraremos como preparar um delicioso parmesão de “frango” vegano, uma alternativa saudável à base de plantas a essa adorada comida reconfortante. Isso é tão gostoso e saboroso você não vai acreditar que é feito sem carne e queijo. Parece bom? Vamos fazê-lo!
Frango à parmegiana, também conhecido como frango à parmegianaé uma fusão entre duas receitas tradicionais italianas: o cotoletta (carne moída, empanada e frita) e o parmegiana (um prato de berinjelas em camadas cozidas com molho de tomate, parmesão e mussarela). Parm de frango é muito popular nos Estados Unidos, onde muitas vezes é servido em uma cama de espaguete ou recheado em sanduíches.
A receita clássica consiste em peito de frango empanado com farinha, ovo batido, farinha de rosca e depois frito até ficar crocante. O frango é coberto com molho de tomate, parmesão, mussarela e assado até o queijo derreter. É um prato saboroso e satisfatório, mas inadequado para quem segue uma dieta vegana, com alergia a laticínios e ovos ou sensibilidade ao glúten.
Mas não se preocupe, aqui na Foodaciously, trabalhamos duro para criar receitas saudáveis à base de plantas sem alérgenos. Então, nós fizemos este sem carne, sem leite, sem ovo e sem glúten. E garantimos que é tão gostoso que você não vai sentir falta de nada!
Como fizemos isso? Com alguns ajustes simples! Primeiro, fizemos um substituto de “frango” à base de plantas com purê de grão de bico, farinha de aveia e uma mistura de especiarias aromáticas. Em seguida, cobrimos com “ovo de linhaça” vegano, farinha de rosca sem glúten e assado ao forno em vez de fritar. Para finalizar, trocamos o parmesão e a mussarela por levedura nutricional e queijo vegano, respectivamente.
O resultado é um prato nutricionalmente saudável que embala abundância de proteínas e fibrascom menos gorduras do que o clássico frango à parmegiana. Cada porção fornece 26% do seu RDI de proteínas e 30% do RDI de fibras, tudo dentro da ingestão recomendada de gorduras por refeição. Incrível!