Se você adora naan indiano e pita grega, é hora de experimentar outro delicioso pão sírio: o lavash wrap, um pão levedado fino da Armênia. Mostraremos como prepará-lo do zero e recheá-lo com deliciosos recheios mediterrâneos. Você vai amar!
Tradicionalmente, o lavash consiste em farinha, fermento, açúcar, água e sal, tudo misturado em uma massa. Após a fermentação, a massa é enrolada em um pão achatado fino, finalmente cozido nas paredes quentes de um forno tandoor de barro (tonir). Lavash pode ter uma forma redonda ou retangular e geralmente é muito grande, algumas vezes o tamanho de uma tortilha normal.
Ao contrário de outros pães achatados, o lavash é mais flexível e muito mais fino, com apenas alguns milímetros de espessura. Geralmente é servido com molhos ou usado para embrulhar carne de kebab, ervas e queijo. Mas pode até secar, quebrar em pedaços e adicionar a ensopados. Usar lavash para sanduíches é uma ideia brilhante, pois você pode enrolá-lo várias vezes ao redor dos recheios em um enrolado fofo.
Em nossa receita, fizemos algumas alterações na receita básica do lavash. Primeiro, substituímos parte da farinha branca por farinha integral para adicionar mais fibras e reduzir as calorias. Também trocamos o açúcar branco por uma pitada de xarope de bordo. Em seguida, moldamos o pão sírio em rodelas menores, mas grandes o suficiente para caber em nossa panela maior. Por fim, cozinhamos o lavash em uma frigideira quente para imitar o ambiente do forno tori.
Algumas receitas também incluem sementes de papoula e gergelim, então decidimos polvilhá-las no pão antes de cozinhá-lo. Eles adicionam uma crocância adorável e sabor extra, mas você também pode omiti-los. Ao cozinhar o lavash, certifique-se de não deixá-lo dourar e formar crostas demais, ou ele rachará quando dobrado.
Claro, você também pode pular a parte de fazer pão e usar lavash comprado em loja. Afinal, o melhor de um wrap são os recheios! Aqui, escolhemos hummus, beringelas assadas e sumagre. Mas é igualmente delicioso com baba ganoush, falafels ou recheio vegano de shawarma de cogumelos. Delicioso!