Você ama enchiladas, mas não consegue encontrar um saudável, à base de plantas e amigo da dieta opção? A busca terminou! Aqui no Foodciously, criamos a melhor alternativa vegana e com baixo teor de carboidratos para esta clássica comida caseira mexicana. Então, vamos mostrar como fazer essas deliciosas enchiladas de abobrinha recheadas com jaca desfiada e cobertas com molho picante – simplesmente divino!
As enchiladas são um prato mexicano adorado, que consiste em tortilhas de milho enroladas em um recheio de carne ou feijão e, em seguida, cobertas com molho à base de pimenta e bastante queijo. Existem inúmeras variações com diferentes coberturas, recheios e até formas. Infelizmente, a receita clássica não é adequada para pessoas que seguem uma dieta baseada em vegetais ou com pouco carboidrato. Mas, não se preocupe, nós resolvemos isso!
Primeiro, fizemos um saboroso recheio vegano com sabor mexicano. Os feijões são geralmente a nossa melhor escolha para trocas saudáveis de carne vegana, mas ainda são relativamente ricos em carboidratos para esta receita. Então, nos voltamos para a jaca verde super versátil. Peso por peso, esta fruta tropical tem 80% menos carboidratos líquidos do que o feijão. Por exemplo, uma porção de 100g (3,5 oz) de feijão preto tem 6g de carboidratos líquidos[1]enquanto a mesma quantidade de jaca enlatada vem com apenas 1g de carboidratos líquidos[2].
A jaca também tem fantástica textura “carnuda”, e pode ser facilmente desfiado em tiras semelhantes a frango após cozinhar por um tempo. Exatamente o que precisávamos para essas enchiladas sem carne! Para adicionar mais sabor ao recheio, combinamos jaca com uma combinação de baixo teor de carboidratos de pimentões e chalotas, além de coentro fresco e molho de tomate picante.
Depois de separar o recheio vegano, abordamos os wraps. As clássicas tortilhas de milho são proibidas em dietas com pouco carboidrato. Então pensamos que poderíamos descascar a abobrinha em tiras e usá-las para embrulhar o recheio. Funcionou perfeitamente! E é tão fácil de fazer: basta sobrepor três ou quatro fatias de abobrinha no sentido do comprimento e depois enrolá-las na mistura de jaca.
Por fim, montamos as enchiladas em uma caçarola, cobrimos com molho defumado e assamos na perfeição. Ignoramos a cobertura de queijo para manter as gorduras baixas, mas daremos a você a opção de usar queijo vegano, se desejar. Como alternativa, você pode regar os wraps de abobrinha com creme azedo vegano caseiro. Tudo o que resta a fazer é apreciá-los com seus entes queridos!