Depois de muitas receitas saudáveis de geléia, sentimos que nossa coleção não estaria completa sem uma gloriosa geleia de cereja. Então, hoje queremos mostrar a você como fazer uma deliciosa geléia de cereja sem açúcar com apenas dois ingredientes simples. Isso é pronto em apenas 30 minutospan para jar!
A geléia clássica é feita com pedaços de frutas e açúcar branco, usado na proporção de 1:1. Eles são cozidos em água até formar uma mistura gelatinosa graças à ação da pectina. A pectina, uma fibra solúvel, cria uma malha que retém os líquidos, formando um gel. Como algumas frutas, incluindo cerejas, têm baixo teor de pectina natural, muitas vezes adiciona-se pectina em pó à mistura para ajudar a geléia a endurecer.
Para fazer nossa receita sem açúcar refinado ou pectina, contamos com apenas dois ingredientes saudáveis: cerejas doces e sementes de linhaça moídas. As cerejas são naturalmente ricas em açúcar, enquanto as sementes de linhaça contêm muitas fibras solúveis, substituindo a ação da pectina. Tudo o que você precisa fazer é cozinhá-los com água, depois misturá-los e você terá uma geléia de cereja brilhante, cheia de sabor e bondade.
Cerejas ácidas como as variedades Montmorency e Morello são um alimento básico para cozinhar, assar ou fazer geléias; as cerejas doces, em vez disso, são usadas principalmente para comer frescas. No entanto, para manter esta receita de compota sem açúcar, precisávamos que as nossas cerejas tivessem um sabor mais doce e, por isso, optámos por cerejas doces. Ainda assim, se a geléia parecer um pouco azeda para você, damos a você a opção de adicionar um adoçante nas dicas abaixo.
Quanto ao sementes de linhaça, certifique-se de usar as sementes moídas, não as sementes de linhaça inteiras, ou elas não funcionarão. Você pode encontrá-los em seu supermercado local ou comprá-los online. Você também pode substituí-los por sementes de chia em igual quantidade e obterá os mesmos resultados.
Em comparação com uma conserva comprada em loja, nossa geléia caseira de cereja tem metade das calorias e 60% menos açúcares. Por conter apenas açúcares naturais, é seguro para quem tem diabetes ou em uma dieta baixa em carboidratos. Você pode espalhá-lo no pão torrado, mexer no iogurte ou colocá-lo na aveia matinal. Também é perfeito para preparar sobremesas, rechear tortas e pastéis.