Hoje, mostraremos como fazer uma sopa de feijão verde tradicional chinesa, uma sopa de sobremesa doce preparada com o nutritivo feijão mungo. Você precisará apenas 4 ingredientes, fácil de encontrar em sua loja de comida asiática local. Se você nunca experimentou sopas doces antes, vai se deliciar!
Mas espere, nós dissemos sopa para a sobremesa? Isso mesmo! Na China, eles têm uma enorme variedade de deliciosas sopas doces, chamadas tong sui, que se traduz literalmente em “água com açúcar”. Servidas quentes no inverno ou frias no verão, estas sopas costumam ser apreciadas como sobremesa na cozinha cantonesa, mas também ao pequeno-almoço, à hora do chá ou com dim sum.
As sopas tong sui podem ser preparadas com uma variedade de ingredientes, como feijão azuki vermelho, sementes de gergelim preto, arroz, ovos ou amêndoas. Mas para a receita de hoje, escolhemos o glorioso feijão mungo, também conhecido como feijão verde na China. O feijão mungo é uma pequena leguminosa verde-oliva amplamente utilizada na culinária asiática em pratos doces e salgados.
Além do feijão mungo, você também precisará de algas marinhas, casca de tangerina e um adoçante de sua preferência. Kelp é um tipo de alga marinha seca, aquela que você usa para preparar o caldo dashi para a sopa de missô. Nas etapas abaixo, mostraremos como preparar algas e usá-las na sopa para adicionar um sabor umami maravilhoso.
Quanto à tangerina, pode optar pela tradicional casca de tangerina seca ou usar a fresca como fizemos. As sopas de sobremesa chinesas geralmente usam açúcar de rocha como adoçante. Consiste em grandes cristais de açúcar feitos de uma solução de açúcar e água. Por ser um pouco difícil de encontrar, fizemos nossa receita com açúcar mascavo, que fica mais acessível. Mas você também pode usar açúcar branco, mel, maple ou xarope dourado, se quiser.
O que torna esta sopa chinesa de feijão mungo tão única é a combinação de notas doces, cítricas e salgadas. E você ainda obterá um bom aumento de proteínas do feijão, tudo em apenas 220 calorias por tigela. Incrível!