Para muitos de nós, o café é o impulso de energia de que precisamos para começar o dia com mais foco e produtividade.
O café, no entanto, tem várias desvantagens, como indução de ansiedade, falta de sono e dores de cabeça. Se você é um daqueles que sofre com esses efeitos colaterais, mas não quer parar de tomar o café da manhã, temos boas notícias.
Existe uma alternativa melhor – e ainda mais saudável – ao café: o chá verde matcha. Continue lendo para saber mais sobre a cafeína e sobre essa alternativa mais saudável!
O que a cafeína faz ao seu corpo
A cafeína é um composto natural encontrado nas folhas da planta do chá e nos grãos da planta do café.
Dentro de 30 minutos depois de bebermos uma xícara de chá ou café, a cafeína é liberada em nossa corrente sanguínea e chega ao cérebro.
Uma vez lá, produz seus efeitos bloqueando a atividade de uma substância química específica, chamada adenosina, cujo papel é nos fazer sentir sonolentos e cansados à medida que nos cansamos ao longo do dia.
Como a cafeína neutraliza os efeitos dessa molécula, imediatamente nos sentimos focados e energizados.
Em geral, percebemos esses efeitos principalmente nas primeiras 2 horas após o consumo, mas podem se estender até 4 horas.
No entanto, a duração e a intensidade do efeito da cafeína podem diferir de pessoa para pessoa, pois cada um de nós metaboliza a cafeína de maneiras diferentes.
Quanta Cafeína Há no Café?
Nem todos os cafés são iguais em termos de teor de cafeína.
Diferentes métodos de preparação, tempos de preparação e tamanhos de porção afetam drasticamente a cafeína geral em sua xícara.
Além disso, o tipo de planta cultivada da qual o feijão deriva também pode desempenhar um papel importante. Por exemplo, a variedade de planta de café Café Robusta feijão tem mais cafeína que o Café Arábica variedade.
Como o café expresso, o café coado e o café instantâneo são as formas mais comuns de saborear essa bebida, vamos ver como cada um deles se classifica em termos de teor de cafeína.
Cafeína no Café Expresso
Espresso, também conhecido como coffee shot, é o café de estilo italiano preparado por meio de um método de preparo rápido e pressurizado.
Como o teor de cafeína varia de 125mg a 210mg em 100ml (3,5oz) de expresso e considerando que uma xícara normal de expresso tem apenas 30ml (1oz), então podemos dizer que fornece 50mg por porção.
Cafeína no Café Instantâneo
O café instantâneo é feito dissolvendo-se um pó fino de grãos de café moídos em água quente. A cafeína no café solúvel pode variar de 25 mg a 140 mg em 100 ml (3,5 onças).
A porção típica tamanho de 230ml (8oz) contém uma média de 66mg de cafeína.
Cafeína no Café Coado
O café coado é preparado despejando-se água quente sobre os grãos de café moídos e deixando-os fermentar usando um filtro.
O café assim preparado fornece de 55mg a 85mg de cafeína em 100ml (3,5oz). O tamanho da porção é geralmente de 230ml (8oz), o que fornece uma média de 185 mg de cafeína por xícara.
Quantidade de Cafeína no Matcha
O chá Matcha é o chá verde cerimonial nas tradições japonesas e é consumido por monges budistas há séculos como uma bebida de meditação.
Matcha é um pó fino de folhas de chá inteiras e não oxidadas moídas e é caracterizado por uma cor verde brilhante, sabor doce e sensação cremosa.
Em 1 grama de matcha em pó há 35mg de cafeína e o matcha chá verde é geralmente preparado com 1 a 2 colheres de chá (equivalente a 2g a 4g) de pó suavemente batido em um copo de 230ml (8oz) de água quente.
Com um pouco de matemática, podemos ver que o teor de cafeína varia de 30mg a 60mg em 100 ml (3,5 oz) de chá preparado, o que significa uma média de 105mg por porção.
Uma xícara de chá matcha tem mais cafeína do que o café expresso e o café solúvel, mas menos do que o café coado.
Diferença entre matcha e chá verde
Como tanto o chá matcha quanto o chá verde comum são preparados com folhas de chá não oxidadas, você pode pensar que eles são iguais também em termos de teor de cafeína, mas isso não é verdade. Uma xícara normal de chá verde contém apenas 50 mg de cafeína, metade da do chá matcha.
Essa diferença dupla ocorre porque o chá verde padrão é preparado por um processo de maceração em que as folhas secas são embebidas em água e depois filtradas, limitando assim a quantidade de cafeína que realmente permanece na xícara.
No chá matcha, em vez disso, toda a folha de chá moída é dissolvida em água, deixando mais cafeína e nutrientes em sua xícara.
Matcha é melhor que café?
A diferença entre o chá matcha e o café não está apenas no teor de cafeína, mas também na forma como a cafeína é assimilada e tratada em nosso sistema.
Os efeitos da cafeína no matcha duram mais
Depois de beber uma xícara de chá matcha, a cafeína não chega ao sangue de uma só vez. Em vez disso, é liberado lentamente ao longo do tempo e seus efeitos podem durar até 8 horas.
Isso ocorre porque a cafeína está ligada a outros produtos químicos, chamados catequinase somente depois de serem decompostos e removidos, a cafeína pode viajar livremente para o cérebro.
As catequinas são antioxidantes específicos encontrados nas folhas de chá, mas não nos grãos de café, tornando essa liberação sustentada de cafeína um processo exclusivo do chá verde matcha.
Ao evitar um pico de cafeína, as catequinas do matcha promovem um aumento duradouro de energia e também reduzem os efeitos colaterais típicos do consumo de café, como pressão alta, falta de sono e enxaquecas.
L-teanina promove foco e calma
Ao lado das catequinas, a L-teanina é outra substância química do matcha que desempenha um papel essencial em termos dos efeitos da cafeína.
L-teanina é um aminoácido encontrado quase exclusivamente em plantas de chá.
Tem um efeito direto no cérebro onde promove um estado de calma e alerta mental.
Isso ocorre porque a L-teanina atua nos circuitos cerebrais induzindo um tipo específico de impulsos elétricos, chamados ondas alfa, que são conhecidos por promover relaxamento sem sonolência.
Estudos também demonstraram que a L-teanina reduz a resposta do corpo ao estresse, por exemplo, diminuindo a pressão sanguínea e a frequência cardíaca e afetando outras substâncias químicas no cérebro envolvidas no tratamento do estresse, como o cortisol.
O chá verde Matcha é ótimo se você estiver procurando por um aumento de energia calma sem aqueles picos e nervosismo que você pode experimentar com o café.
Sinergia para uma ‘Prontidão Calma’
No chá matcha, as catequinas e a L-teanina trabalham em sinergia para fornecer energia sustentada enquanto compensam os efeitos negativos da cafeína.
Na verdade, a L-teanina é capaz de melhorar o desempenho mental e o estado de alerta mais do que a cafeína sozinha. Ao exercer um efeito calmante, também neutraliza os efeitos colaterais da cafeína, como ansiedade e nervosismo.
Como as catequinas retardam a liberação de cafeína, você não experimenta uma queda de energia – o que acontece algumas horas depois de você tomar uma xícara de café. Além disso, o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial típicos do café são muito mais sutis.
Matcha é mais saudável que o café
Matcha não é apenas uma escolha melhor em termos de qualidade dos efeitos da cafeína, mas também prova ser uma escolha mais saudável.
O chá Matcha é extremamente rico em antioxidantes, com uma concentração cinco vezes maior que a encontrada no café.
Ele se classifica com superalimentos como Goji e Açaí, que são bem conhecidos por seu poder antioxidante.
Os antioxidantes são aliados preciosos para a nossa saúde, pois neutralizam os danos celulares causados pelos radicais livres e associados a muitas doenças, como câncer e doenças cardíacas.
O chá verde Matcha também apóia o sistema imunológico, reduz o colesterol ruim, reduz a pressão sanguínea e aumenta o metabolismo, promovendo a perda de peso. Todas essas razões o tornam uma bebida notável para aumentar a saúde.
Resumindo
Na hora de escolher entre o matcha e o café, o chá verde matcha oferece um melhor aumento de energia em termos de qualidade e intensidade dos efeitos da cafeína.
Os efeitos da cafeína do café são de curta duração e logo você experimenta suas desvantagens. Já os do matcha são equilibrados pelas propriedades das catequinas e da L-teanina.
O chá Matcha também oferece mais benefícios à saúde do que o café, graças à sua maior concentração de antioxidantes, que estão associados a propriedades de envelhecimento e combate a doenças.
REFERÊNCIAS
-
Café x Chá
-
Alternativas ao Café
-
Café e sua saúde
-
Benefícios para a saúde e riscos de beber café
-
‘L-teanina – um aminoácido único do chá verde e seu efeito relaxante em humanos’, LK Juneja, ChiChu, et al, Trends in Food Science and & Technology, 1999
-
‘L-Theanine reduz as respostas psicológicas e fisiológicas ao estresse’, K. Kimuraa, M. Ozekib, et al, Biological Psychology, 2007, páginas 39-45
-
‘L-teanina, um constituinte natural do chá e seu efeito no estado mental’, Anna C. Nobre, Anling Rao, Gail N Owen, Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, 2008, P167 – 168
-
‘Os efeitos combinados de L-teanina e cafeína no desempenho cognitivo e no humor’, Gail N. Owen, Holly Parnell, Eveline A. De Bruin, 2013, páginas 193-198.
-
‘Caffeine Stimulation of Cortisol Secretion Across the Wake Hours in Relation to Cafeine Intake Levels’, W. Lovallo et al., Psychosom Med, 2005, 67(5): 734-739
-
‘Determinação de catequinas no chá verde matcha por cromatografia eletrocinética micelar’ David J. Weiss, Anderton CR, Journal of Chromatography 2003 .
-
‘Benefícios medicinais do chá verde: Parte I. Revisão dos benefícios para a saúde sem câncer’, Cooper R., Morré J., The Journal of Alternative and Complementary Medicine VOL. 11, Nº 3, 2005
Artigo por
Marta Napoleoni
Desenvolvedor de receitas em chefe. Adora tudo relacionado a nutrição, pintura e jardinagem.