Os bolos galeses são os favoritos da hora do chá na Inglaterra, e hoje mostraremos como prepará-los veganos e sem açúcar, usando apenas molho de maçã e passas. Temos certeza de que você vai adorar a textura macia e mastigável e o sabor frutado irresistível – e também são fáceis de fazer!
Os bolos galeses são originários do País de Gales, no Reino Unido, onde também são conhecidos como “picau ar y maen”, que se traduz em “bolo na pedra” em galês. Eles são um cruzamento entre uma pequena panqueca, um bolinho e um biscoito rechonchudo. Passas, canela e noz-moscada são geralmente adicionadas à massa para dar a essas guloseimas uma nota doce e picante.
Alimentos básicos da despensa, como farinha, açúcar, ovos e manteiga, são os principais ingredientes usados para preparar bolos galeses. Eles são combinados em uma massa flexível, semelhante à massa de pastel, depois cortados em círculos grossos e finalmente cozidos até ficarem levemente inchados.
Como os bolos galeses clássicos incluem laticínios, ovos e, às vezes, até banha, eles não são adequados para pessoas com alergias alimentares ou que seguem uma dieta baseada em vegetais. Com alguns ajustes simples, fizemos nossa receita de bolo galês vegan, sem leite e sem ovo. Trocamos manteiga por purê de maçã, ovos por óleo e leite de vaca por leite de aveia. Além disso, omitimos o açúcar e usamos mais passas.
Em vez de serem assados, os bolos galeses clássicos geralmente são cozidos em uma chapa plana de ferro fundido ou pedra de forno, daí seu nome comum de “bolos grelhados”. Mas não se preocupe se você não tiver um; sua fiel frigideira funciona muito bem. Unte a frigideira com um pouco de óleo vegetal e cozinhe os bolos como faria com panquecas. Fácil!
Aprecie estes deliciosos bolos galeses quentes com uma xícara de chá quente como um deleite no meio da manhã ou da tarde. Você pode polvilhá-los com eritritol em pó para uma opção sem açúcar ou cobri-los com nossa saudável geléia de cereja para um deleite extra.