Se você está procurando uma receita de bolo fofinha e fácil de acompanhar com uma xícara de chá ou uma bola de sorvete, você veio ao lugar certo. Na receita de hoje, mostraremos como fazer bolo de cereja madeira, uma variação frutada de uma guloseima tipicamente britânica para a hora do chá. E já que estamos nisso, vamos dar uma volta vegana e sem açúcar – estilo Foodaciously!
Mas primeiro, vamos aprender mais sobre a história por trás dessa famosa sobremesa inglesa. Você pode se perguntar por que se chama Madeira ou se é um bolo português. Apesar do nome, este bolo teve origem na Inglaterra no século XVIII, onde era tradicionalmente servido com vinho Madeira. Este vinho era uma bebida de luxo na época, produzido na ilha portuguesa da Madeira, e tornou-se bastante popular nas colónias americanas e na Grã-Bretanha.
O clássico bolo da Madeira não contém o vinho homónimo ou qualquer outro licor, mas é comparável a um simples pão-de-ló ou pão-de-ló. É preparado com farinha simples, manteiga, açúcar branco e ovos, muito parecido com uma esponja Victoria. Porém, a receita pede mais farinha, cerca de 30% a mais, o que dá uma textura mais firme. Além disso, o bolo Madeira é tradicionalmente aromatizado com casca de limão e não com baunilha como em um típico bolo inglês.
O resultado é um bolo ligeiramente denso, mas húmido, rico em sabor e com deliciosas notas cítricas. Como muitas variações também incluem amêndoas e frutas, resolvemos fazer nossa receita com farinha de amêndoas mais cerejas frescas, que agora estão em plena estação por aqui. Se não encontrar cerejas frescas, pode optar por cerejas congeladas ou mesmo glaceadas. Mas lembre-se de que as cerejas glacè são cristalizadas em calda de açúcar, o que significa que são muito ricas em açúcar.
Como prometido, concebemos a nossa receita de Bolo Madeira para ser vegan, sem açúcar e o mais saudável possível. Primeiro reduzimos as gorduras e substituímos a manteiga por um pouco de óleo vegetal. Em seguida, usamos uma combinação de farinha com fermento, vinagre e bicarbonato de sódio para ajudar a fermentar o bolo sem a necessidade de ovos. Por fim, trocamos o leite de vaca e o açúcar branco refinado por leite vegetal de aveia e xarope de bordo puro, que tem quase 40% menos açúcares.
Tudo o que você precisa fazer é misturar os ingredientes em uma tigela e despejar a massa do bolo em uma forma de pão ou forma redonda. Decore com cerejas cortadas ao meio e pronto: um lindo bolo Madeira de cereja e amêndoa. Depois de pronto, pode rechear com o nosso glacê sem açúcar e polvilhar com casca de limão, ou rechear com o nosso lemon curd sem ovo. Graças à sua textura firme, o Bolo Madeira também é óptimo para preparar sobremesas congeladas, trifles e bolos em camadas. Também adoramos com uma xícara de chá quente, à moda britânica, ou com uma grande bola de sorvete no verão!