Este bolo de ervilha borboleta é super esponjoso, delicioso e com a mais maravilhosa cor azul-petróleo. Tudo o que você precisa para fazer é o pó de ervilha borboleta natural e alguns outros ingredientes. Nos deixe mostrar como!
Também conhecida como ervilha azul ou asas de pombo asiáticas, a ervilha borboleta é uma flor azul intensa encontrada no sul e sudeste da Ásia.
As flores são incrivelmente ricas em pigmentos azuis, chamados antocianinas, também poderosos antioxidantes.
Eles são usados nas cozinhas tailandesa e malaia para preparar um chá azul calmante e como corante alimentar natural para muitos pratos, doces e salgados.
Estas flores maravilhosas são tão versáteis que você pode usá-las em muitas receitas para adicionar um toque de cor!
Você pode encontrar ervilha borboleta como flores secas ou como um pó fino azul-violeta. Sua loja de comida asiática local deve estocar um ou outro, mas você também pode encontrá-los facilmente online.
O pó de ervilha borboleta é ideal para preparar este bolo, pois você pode adicioná-lo facilmente à massa do bolo.
Uma colher de sopa de pó é suficiente para dar à massa uma tonalidade azul vibrante. Mas você pode aumentar ou diminuir a quantidade para obter um tom diferente de azul como você mais gosta.
Lembre-se de que a manteiga do bolo ficará com uma leve cor azul-petróleo porque o pó de ervilha-borboleta azul se misturará com ingredientes amarelados, como farinha e ovos.
Se você já tem flores secas de ervilha-borboleta em casa, não precisa comprar a potência só para esta receita.
Em vez disso, basta usá-los para fazer leite azul e adicioná-lo à massa do bolo. Você pode seguir nossa receita de latte de ervilha borboleta para obter quantidades e instruções precisas.
Quanto aos outros ingredientes, usamos ingredientes clássicos do pão de ló, como farinha, fermento e açúcar, mas trocamos o leite de vaca e a manteiga por leite vegetal e óleo de coco, respectivamente.
Portanto, nossa receita de bolo azul não contém leite nem manteiga e é 100% livre de laticínios.
Também tentamos fazer o bolo sem ovos para uma opção vegana, mas ficou muito denso.
Para fazer nossos assados veganos, geralmente usamos um pouco de vinagre e bicarbonato de sódio para aumentar o poder de fermentação. Mas, como a ervilha-borboleta é muito sensível às mudanças de pH, ela ficará verde quando misturada com vinagre ou bicarbonato de sódio. Até o fermento em pó afetará sua cor, então você não pode usar muito.
Portanto, o truque do bicarbonato com vinagre não funcionou para este bolo azul, e tivemos que contar com os ovos para deixar o bolo fofo e esponjoso.
Se você quiser tentar torná-lo vegano, experimente substituir a gema por ovo de linhaça e as claras por aquafaba batida.
Depois de pronto, você pode saborear este maravilhoso bolo de ervilha borboleta como está ou polvilhar com açúcar de confeiteiro para um acabamento bonito.
Você pode até cortá-lo e enchê-lo com geléias e cremes. Você pode encontrar alguma inspiração nas dicas no final da receita!
E se você está procurando receitas mais deliciosas com ervilha borboleta em pó, achamos que você vai adorar este pudim de chia azul, smoothie de ervilha borboleta e biscoitos azuis. Experimente!