Arancini é uma receita básica de bolinhos de arroz da Itália, Sicília. Nós dois crescemos com esses deliciosos lanches, Marta em particular porque sua família é da Sicília. Hoje, mostramos como transformar o clássico bolinho de arroz à bolonhesa em vegan, com o nosso Lentilha vegana à bolonhesa Arancini receita. Você vai amar isso!
Queríamos que esses bolinhos de arroz fossem o mais tradicionais possível, mas muito mais saudáveis e adequados para a dieta. Então, transformamos o clássico ragù à bolonhesa italiano vegano e abandonamos os ovos e os laticínios.
Portanto, nossa receita é livre de laticínios, sem ovo e vegano. Não é sem glúten, mas se você quiser, confira nossa receita de bolinhos de arroz com frutos do mar sem glúten e veja como fizemos a crosta de arancini sem glúten.
Os dois segredos desta receita são o ragu vegano de lentilha à bolonhesa e o saboroso risoto de açafrão cozido Al dente.
O ragù à bolonhesa é preparado com uma mistura de carne de porco gordurosa e carne moída, primeiro refogada com algumas verduras e depois cozida lentamente em vinho e água por muitas horas. Para torná-lo vegano, usamos lentilhas em vez de carne e reduzimos o tempo de cozimento de acordo. Se você não sabe o que Al dente risoto significa, basicamente, é uma técnica para cozinhar o risoto italiano corretamente. Mostraremos como fazer isso nas etapas abaixo.
Essas bolas de arroz veganas são boas. Tipo, tão bom que terminamos uma bandeja cheia em um dia. Felizmente para nós, eles também são muito saudáveis! Uma parte tem apenas 168 calorias, 4% RDI para gorduras e 10% RDI para carboidratos. Divirta-se fazendo isso e aproveite enquanto duram!
perguntas frequentes
Quais lentilhas são melhores para esta bolonhesa vegana?
Você pode usar lentilhas verdes, marrons ou vermelhas para fazer este recheio vegano de molho à bolonhesa.
Enquanto as lentilhas verdes e marrons mantêm mais sua forma quando cozidas, as lentilhas vermelhas podem ficar mais pastosas. Portanto, depende de sua preferência pessoal, o molho ragù ficará delicioso de qualquer maneira.
Usar lentilhas enlatadas economiza tempo, pois você não precisará mergulhá-las e elas cozinharão muito mais rápido. Usamos lentilhas marrons enlatadas em nossa receita, mas você pode optar pelas leguminosas secas, se preferir.
Para isso, siga nossos passos abaixo:
-
Comece com metade da quantidade de lentilhas secas e coloque-as em uma tigela com água.
-
Deixe-os de molho em temperatura ambiente por pelo menos 4 horas ou, melhor ainda, durante a noite.
-
Em seguida, escorra e enxágue bem e acrescente à passata como fizemos na receita acima.
-
Por fim, aumente o tempo de cozimento de 15 para 25 minutos e verifique se as lentilhas estão macias e bem cozidas.
O que posso usar em vez de ovo batido para empanar o arancini?
Muitas receitas de arancini incluem mergulhar os bolinhos de arroz em uma gema de ovo antes de cobri-los com a farinha de rosca. Em nossa receita, fizemos uma alternativa vegana usando sementes de linhaça. Embeber sementes de linhaça moídas em água produz uma mistura espessa e semelhante a um gel, perfeita como substituto do ovo.
Se você não encontrar sementes de linhaça, pode usar sementes de chia e água nas mesmas proporções.
Alternativamente, você pode optar por uma massa de farinha simples e água fria. Use-os na proporção de 1:1,5, por exemplo, 100ml (3,5 fl oz) de farinha e 65g (2 oz) de farinha. Bata-os juntos em uma tigela para fazer uma massa líquida. Confira nossa receita vegana de aspargos arancini para ver como a fizemos.
Como posso fazer bolinhos de arroz sem glúten?
Tornar o arancini italiano sem glúten é incrivelmente fácil, tudo o que você precisa fazer é substituir a farinha comum e a farinha de rosca por opções sem glúten.
Você pode:
-
Use farinha sem glúten e farinha de rosca comprada em lojas.
-
Troque a farinha e a água da massa de empanar por um ovo de linhaça ou ovo de chia.
-
Use nozes moídas e sementes para fazer migalhas de pão caseiras sem glúten.
Nos nossos aspargos arancini, usamos castanha de caju e sementes de gergelim preto, enquanto nesses bolinhos de arroz de frutos do mar fizemos uma combinação de amêndoa moída, castanha de caju e sementes de abóbora.
Como você cozinha bolas de arancini?
Bolinhos de arroz de estilo italiano são tradicionalmente fritos, mas você também pode assá-los no forno ou na fritadeira para uma opção mais saudável e com baixo teor de gordura.
Empane os arancini, disponha-os em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno por pelo menos 30 minutos a 220°C (430°F). Não há necessidade de pincelar os bolinhos de arroz com óleo antes de assá-los, pois a farinha de rosca fica crocante no forno, resultando em croquetes perfeitamente crocantes.
Para a opção de fritadeira, posicione os bolinhos de arroz preparados na cesta, deixando algum espaço entre eles para permitir um fluxo de ar uniforme. Em seguida, coloque a fritadeira na temperatura mais alta (a nossa vai até 200°C / 390°F) e cozinhe por 15 minutos.
Bolinhos de arroz italianos são veganos?
Hoje em dia existem inúmeras variedades de arancini, mas o recheio mais tradicional é com molho à bolonhesa e ervilhas. Presunto e molho bechamel ou recheios de frutos do mar também são muito populares na Sicília, onde esses petiscos se originaram.
Bolinhos de arroz italianos clássicos não são veganos, pois podem incluir carne bovina, suína, frutos do mar, queijo e manteiga.
No entanto, você pode facilmente fazer deliciosos recheios veganos para seus bolinhos de arroz com ingredientes simples. Berinjelas e grão-de-bico, creme de caju e aspargos ou molho de lentilha de tomate são excelentes combinações à base de plantas que você pode experimentar.