A culinária indiana é provavelmente uma das nossas favoritas, pois é repleta de pratos picantes, caril e combinações de sabores únicos. Já experimentamos muitas receitas deliciosas de caril e queríamos experimentar algo diferente.
Hoje, mostraremos como fazer poriyal de beterraba, um acompanhamento frito que pertence às tradições tâmeis do sul da Índia.
Esse receita fácil e rápida é preparado com beterraba ralada refogada com cebola roxa, pimentão verde e sementes de mostarda. Feijão preto e coco seco completam este prato com mais textura e sabor.
Enquanto a receita clássica usa coco fresco ralado, optamos pelo dessecado que é fácil de encontrar o ano todo. E também é divertido polvilhar este prato antes de servir.
Este refogado rápido também é incrivelmente saudável. Cada porção tem apenas 150 calorias e ainda embala 9g de fibrascobrindo quase 40% da ingestão diária recomendada desse nutriente.
Feijão e beterraba são uma ótima fonte de fibras, mas também fornecem vitaminas e minerais. Em particular, a beterraba contém nitratos, compostos especiais que ajudam regular a pressão arterialprotegendo-o assim de doenças cardíacas.
Agora, chega de conversa, é hora de cozinhar um delicioso poriyal!
perguntas frequentes
Posso usar beterraba cozida?
Para esta receita, você pode usar beterraba crua ou cozida.
Beterrabas cozidas são bastante úteis, pois já vêm descascadas e cozidas. Basta ralá-los e adicioná-los à frigideira com as cebolas, como fizemos com as beterrabas cruas.
No entanto, o tempo de cozedura será muito mais curto e não há necessidade de adicionar água aos legumes. Basta refogá-los por 5 minutos sem a tampa.
Se, em vez disso, você escolher beterraba crua, siga nossa receita como acima.
O que vai bem com poriyal?
De acordo com as tradições culinárias do sul da Índia, poriyaCostumo acompanhar caril ou ensopados, como sambar ou rasam.
Este acompanhamento também pode ser servido com arroz basmati – recomendamos arroz integral para fibras extras – ou pães achatados como naan ou chapati.
Se procura uma receita saborosa para servir com este acompanhamento de beterraba, experimente o nosso vindaloo de batata-doce ou caril de cogumelos. Também temos aqui uma variação sem glúten do chapati clássico.
Que tipo de sementes de mostarda devo usar?
As sementes de mostarda vêm em muitas variações, mas as sementes amarelas e marrons são as mais usadas nas receitas.
As sementes de mostarda marrom são mais picantes, enquanto as amarelas são mais suaves.
Para esta receita, você pode usar os amarelos ou os marrons ou uma combinação deles.
Posso fazer este refogado sem coco?
O coco é um dos alimentos básicos da culinária tâmil e é usado para preparar a receita clássica de poriyal.
No entanto, se você não gosta do sabor do coco ou deseja reduzir ao mínimo as gorduras, basta omitir o coco ralado na última etapa.
Tente trocá-lo por levedura nutricional para obter sabor e nutrição extra, ou adicione algumas raspas de limão.
Que tipo de feijão é usado no poriyal indiano?
Na receita clássica, os legumes são salteados com urad dalque é um tipo de lentilha preta e arredondada.
Esta leguminosa é bastante semelhante ao feijão mungo e também recebe os nomes feijão mungo, feijões uridou grama preta.
Tivemos alguns problemas para encontrar essa variedade exata de lentilhas em nossa loja local, então optamos por feijões pretos, que são parecidos.
Outras alternativas incluem:
– Lentilhas Marrons
– Lentilhas verdes
– Feijão vermelho
– Ervilhas doces amarelas