Se você é celíaco ou tem sensibilidade ao glúten, é provável que esteja evitando muitos produtos assados, como os deliciosos bagels. E você provavelmente sente muita falta deles! Anime-se, hoje mostraremos como fazer bagels sem glúten ao estilo nova-iorquino com sabor e aparência semelhantes aos clássicos.
Cobertos com uma generosa pitada de sementes de papoula e gergelim, esses deliciosos bagels têm um sabor crosta crocante e um macio, migalha mastigável. Fizemos com farinha sem glúten, xarope de bordo, leite de amêndoa e óleo vegetal, o que significa que são vegano e sem açúcar também.
Também conhecido como bajgiel ou begebagels levam o nome da palavra iídiche beygl, que significa “anel”. Esses pãezinhos em forma de rosquinha se originaram nas comunidades judaicas da Polônia e agora são incrivelmente populares em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos. A receita básica consiste em massa de pão fermentada moldada à mão em um anel. O bagel é primeiro escaldado em água fervente e depois assado em alta temperatura para obter sua crosta brilhante e crocante.
Para esta versão sem glúten, trocamos a farinha de pão por um mistura de farinha sem glúten. Você pode encontrá-lo facilmente em seu supermercado local na seção sem glúten. É uma mistura de amidos, farinha de arroz, farinha de milho e goma xantana. A receita básica do bagel usa apenas água como líquido, mas também incluímos leite de amêndoa quente e óleo vegetal para dar sabor e ajudar no desenvolvimento do miolo.
Embora você possa encontrar inúmeras variações de bagels, o bagel ao estilo de Nova York é definitivamente um dos nossos favoritos. É feito fervendo os bagels em água e xarope de malte de cevada. Como o xarope de malte de cevada é bastante difícil de encontrar, optamos pelo xarope de bordo, mas você também pode usar mel se não for vegano. Finalmente, os bagels de Nova York são tradicionalmente cobertos com uma mistura de sementes de gergelim e sementes de papoula ou tempero “bagel de tudo”.
Depois de prontos, corte os bagels ao meio, toste-os e recheie-os com recheios doces ou salgados. Você pode optar por cream cheese vegano e pimenta moída como eles fazem em Nova York ou cobri-los com salmão defumado e abacate. Existem possibilidades ilimitadas, então divirta-se encontrando sua combinação perfeita de cobertura!